quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Gabarito Pet. Volume 1 - Filosofia - 3º Ano do Ensino Médio

 Este gabarito foi realizado por um grupo de professores do Estado de Minas Gerais. Forte Abraço.

OBSERVAÇÃO: as respostas estão realçadas com a cor amarela e a justificativa encontra-se em vermelho.     

 

ATIVIDADES - MÃO NA MASSA – 1º Semana

 

1.                                    É possível ser virtuoso em nossos dias seguindo os preceitos de Sêneca? Justifique.

Sim, desde que as pessoas controlem seus vícios e paixões, buscando valores que as tragam para sua alma.

 

 


2.                                      A partir do que foi estudado do pensamento de Sêneca, o que devemos fazer para sermos felizes? Escreva um texto sobre o tema (mínimo de 10 linhas) levando em consideração nosso contexto atual de confinamento devido a uma pandemia ou seja, um evento externo que pode nos afligir e demanda uma atitude interna e individual.

 

Respota esperada:

São vários os fatores e caminhos que nos levam a sermos felizes. Hoje a pandemia nos fez refletir sobre alguns deste sobre a busca da felicidade. Também nos fez perceber que é necessário que tenhamos tranquilidade para enfrentarmos este momento e que não devemos temer as mudanças sociais, afetivas e das relações de trabalho que ocorrerão após este período.

 

3.                                     A partir da leitura do texto acima defina o ideal de sábio presente na filosofia de Sêneca.

 

Ser sábio é, para Sêneca, superar as mudanças suscetivas e consecutivas (os altos e baixos da vida), usando da razão, buscando sempre ser justos com todos a nossa volta, renunciando os vícios e as paixões deste mundo.

 

Caixa de Texto: ATIVIDADES - MÃO NA MASSA – Semana 2

 

AS ATIVIDADES DESTA SEMANA SÃO PESSOAIS DO ALUNO.

Segue a dica de vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=qrL8Jp8gNfI&list=PLRwT8JlUimCvzgBiqudHhCC88HiW2aBrN

1.                                    Pesquise o seguinte problema: se o Brasil está na vanguarda da produção de tecnologia na luta contra o câncer, o que impede a diminuição do índice de mortalidade entre os pacientes em tratamento? (SEED-Pr, 2006, p. 263)

 

2.                                      Entreviste seu/sua professor(a) de biologia distância!), fazendo a seguinte pergunta: Qual a sua opinião a respeito dos transgênicos e experimentos com células tronco, ou seja, experiências genéticas? Avalie a resposta e tente se posicionar também diante das questões éticas envolvidas. (SEED-Pr, 2006, p. 265).

 

3.                                      A bioética aborda a questão da responsabilidade e autoridade do médico frente ao direito e dever do paciente, bem como das intervenções e limites aceitáveis de certas experiências, tais como: aborto induzido, inseminação artificial, eutanásia, clonagem humana, uso de animais e seres humanos como cobaias. Faça uma pesquisa sobre dois dos problemas da Bioética elencados acima e registre o resultado de seus estudos.

 


4.                                     Anote suas principais impressões ao ouvir o Podcast Filosofia Pop.

 

Caixa de Texto: ATIVIDADES - MÃO NA  MASSA – SEMANA3

 

5.                                    Quais são os motivos que levam a sociedade a elaborar o contrato que origem ao Estado segundo Hobbes? (SEED-Pr, 2006, p. 199).

 

Segundo o autor, o homem nasce egoísta e em busca de satisfação de suas necessidades e que o mundo não pode satisfazer plenamente a necessidade de todos os homens. Nesse Estado Natural do ser humano que busca a satisfação de necessidades e vontades, o homem desconhece a Lei e a Justiça, considerando, a princípio, esses ideais como limitadores ou mesmo inexistentes.

Desta forma, o ser humano busca satisfazer suas necessidades através do domínio sobe o outro, exercido pelo uso da força e da astúcia.

Assim, o medo, a violência, a necessidade natural de segurança e a tranquilidade levariam os homens a renunciar, por meio de um contrato, à sua liberdade original em troca de uma promessa, que ficou conhecido como o pacto, feita por todos os membros do grupo social de se respeitarem mutuamente para a manutenção da paz.

 

6.                                     Pesquise, compare e registre a posição de Rousseau nessa questão de contratualismo com relação a Hobbes.

Para Rousseau o homem é bom e nasce livre, mas, apartir do seu crecimento e por meio da sua inteiração com a sociedae, é que ela o corrompe; já Hobbies diz que o homem é mal por natureza e se controla pelas leis criadas pelo Estado.

 

7.                                     No Brasil, a lei é aplicada a todos de forma igual? Justifique a sua resposta. (SEED-Pr, 2006, p. 196).

 

Não é, mesmo sendo uma garantia constitucional que os iguais devem ser tratados como iguais e os desiguais como desiguais na medida em que desigualam-se. A aplicação da lei não ocorre da forma que deveria, visto que nem todos tem acesso a justiça e que a maioria não sabe realmente dos direitos e deveres que tem dentro da nossa sociedade. Além de que os fatores históricos e sociais da divisão da renda e de poder permitem o acesso ainda maior às classes com poder aquisitivo maior e que são detentoras do poder no país.

 

8.                                       Para você, existe algum uso legítimo da violência em nossa sociedade? Explique sua resposta, apresentando as motivações que sustentam esse tipo de violência e avaliando as responsabilidades e consequências envolvidas nesse processo. (É difícil? É difícil. É necessário? É necessário. Então vamos pensar…).

O único uso legítimo da violência é dentro do poder de polícia. Porém, dentro da nossa sociedade, o que mais vemos é a questão do abuso de autoridade e, quando era realmente para que este poder fosse utilizado, ele não o é.

 

 

ATIVIDADES - MÃO NA MASSA – 4 Semana

 

 

1.   Qual o sentido dos termos eurocentrismo e etnocentrismo?

 

Eurocentrismo é a ideia de que a europeu/Europa é o centro a ser seguido, em termos econômicos, culturais e o detentor de todo o conhecimento e soberania.

Já o etnocentrismo é um conceito antropológico segundo a qual é a visão e a avaliação que um indivíduo ou um grupo de indivíduos faz de uma sociedade ou comunidade diferente da sua, baseando-se nos valores e padrões adotados pelo grupo social ao qual este faça parte, que pode levar ao desrespeito e a xenofobia.

 

2.   Analisar o sentido e possíveis implicações dos termos soberania, alienação do poder e representação, apresentados por Rousseau. (O texto não menciona Rousseau, então coragem e dê aquela pesquisadinha básica...).

Pessoal do aluno

 

3.                                         Converse com seu/sua professor(a) de História (à distância!) e faça também um levantamento na internet de quais foram e onde aconteceram os regimes que podem ser considerados democráticos na História da Humanidade - da Antiguidade até o século XIX. (SEED-Pr, 2006, p. 166).

Pessoal do aluno

 

4.                                     Eu separei as partes das questões

·         O que caracterizou a realização da essência do político para os atenienses e para os índios do Brasil?

Os atenienses exerciam o seu poder e soberania

·         Quais são as aproximações e quais os distanciamentos entre essas culturas tão distantes e, aparentemente, tão distintas? O que diferencia suas políticas daquela que caracteriza a modernidade e a contemporaneidade?

Sua cultura e a política. A modernidade,costuma ser entendida como visão de mundo,cada povo tem a sua própria,pertencer verdadeiramente ao seu tempo é ser contemporâneo,aquele que não coincide perfeitamente com este,nem está adequado á suas pretensões.

 

Caixa de Texto: ATIVIDADES - MÃO NA MASSA

 

1.   Quais são os motivos que levam a sociedade a elaborar o contrato que origem ao Estado segundo Hobbes? (SEED-Pr, 2006, p. 199).

2.     Pesquise, compare e registre a posição de Rousseau nessa questão de contratualismo com relação a Hobbes.

3.    No Brasil, a lei é aplicada a todos de forma igual? Justifique a sua resposta. (SEED-Pr, 2006, p. 196).

4.       Para você, existe algum uso legítimo da violência em nossa sociedade? Explique sua resposta, apresentando as motivações que sustentam esse tipo de violência e avaliando as responsabilidades e consequências envolvidas nesse processo. (É difícil? É difícil. É necessário? É necessário. Então vamos pensar…).

 

Caixa de Texto: ATIVIDADES - MÃO NA MASSA

 

1.   Qual o sentido dos termos eurocentrismo e etnocentrismo?

2.   Analisar o sentido e possíveis implicações dos termos soberania, alienação do poder e representação, apresentados por Rousseau. (O texto não menciona Rousseau, então coragem e dê aquela pesquisadinha básica...).

3.   Converse com seu/sua professor(a) de História (à distância!) e faça também um levantamento na internet de quais foram e onde aconteceram os regimes que podem ser considerados democráticos na História da Humanidade - da Antiguidade até o século XIX. (SEED-Pr, 2006, p. 166).

4.O que caracterizou a realização da essência do político para os atenienses e para os índios do Brasil? Quais são as aproximações e quais os distanciamentos entre essas culturas tão distantes e, aparentemente, tão distintas? O que diferencia suas políticas daquela que caracteriza a modernidade e a contemporaneidade? Pesquise no livro de referência essas informações     e     conheça     mais     sobre     a     história      política      de      nosso país


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