Este gabarito foi elaborado por um grupo de professores.
OBSERVAÇÃO: as respostas estão realçadas com
a cor amarela e a justificativa encontra-se em vermelho.
SEMANA 1 - ATIVIDADES
Atividade 1- A sociologia é uma ciência
criada no século
XIX, em um contexto de grandes
mudanças sociais e econômicas, com
a explosão da revolução industrial e amplo progresso das ciências.
Qual é o objeto de estudo da sociologia?
a) Analisar os fenômenos sociais.
Sociologia é uma ciência que
estuda as relações sociais entre as pessoas que pertençam a uma mesma comunidade
ou a diferentes grupos compondo uma determinada sociedade. O seu objetivo é entender
a vida social, vida em sociedade e/ou fatos sociais (Teoria de Émile Durkheim),
pois estes fatos e ações (Teoria de Max Weber) são fenômenos sociais, uma vez
que acontecem dentro da sociedade e cuja característica são as constantes
transformações.
b)
Estudar o passado do homem.
c)
Estudar as plantas e os animais.
d) Analisar as sociedades primitivas.
Atividade 2- O que é fugir
do senso comum?
a)
Pensar igual
a todos, buscando não se diferenciar da opinião da maioria.
b)
Buscar formas
mais elaboradas de pensar, tentando
ver os diversos lados da questão
analisada.
A definição de senso comum pode ser apresentada como a maneira de
pensar da maioria das pessoas, sendo adquirida por observação, ensinamentos por
meio da tradição ou na vivencia de algo. Ela pode ou ser provada
cientificamente, pois os assuntos e fatos do senso comum emglobam todos os
acontecimentos em sociedade.
Conseguimos “fugir” do senso comum quando buscamos argumentos
racionais que justifiquem aquele fato ou ato, usando da criticidade, o que nos
leva a uma análise mais profunda e respostas mais objetiva e concluintes.
Como alguns exemplos poderíamos citar aquele comum ditado popular
que não deve-se “passar por debaixo de uma escada” ou que “sexta feira 13 dá
azar” exite esse mito, porém não sabemos podemos provar a sua veracidade.
c) Tentar criar explicações que
justifique uma posição
preconceituosa.
d) Pensar por conta própria,
sem levar em conta opiniões
externas.
Atividade
3- Quais
são os principais autores clássicos da sociologia?
a)
Marx, Freud e Durkhein.
b) Marx, Weber e Durkhein.
A
questão menciona somente 3 sociólogos, mas vou acrescentar o quarto, que na
verdade é o primeiro de todos na linha do tempo sociológica. Ele chama-se
Auguste Comte e foi citado no seu material impresso (PET página 105). Estes 3
sociólogos, juntamente com Auguste Comte, são os 4 pilares da sociologia. O
pensamento desses autores continuam sendo relevante para entender nossa
sociedade e seus conflitos, motivo pelo qual são considerados os clássicos da
sociologia. Assim, Auguste Comte cria a filosofia positivista, Karl Marx
defendia a teoria materialista, Max Weber ação social e Èmile Durkheim os fatos
sociais.
c)
Freud,Newton e Dalton.
d)
Freud, Newton e Marx.
Atividade 4 -Quais dos temas estudados pela sociologia esta charge abaixo
faz referência?
a) Desigualdade social
e violência contra
a mulher.
b)
Violência contra mulher
e desigualdade racial.
c)
Diversidade cultural e violência contra
mulher.
d) Desigualdade social e violência urbana.
Ao analisarmos as charges estamos
diante dos fatos geradores da desigualdade social, pois o sistema econômico vigente na
sociedade capitalista afeta as pessoas, principalmente as de classe social menos
favorecida, através de baixos salários, miséria e desemprego devido a má
distribuição de renda , onde visualizamos que uns tem muito e outros tão pouco
gerando, assim, a violencia urbana caracterizada nas charges.
SEMANA 2 - ATIVIDADES - MÃO NA MASSA
Agora é hora de testar
seus conhecimentos, lembre-se que as pesquisas
e consultas são permitidas e bem-vindas para
que você realize
com sucesso as atividades.
O “menino selvagem” de Aveyron
A 9 de Janeiro
de 1800, uma criatura estranha
surgiu dos bosques
perto da aldeia
de Saint- Serin, no sul de França. Apesar
do seu andar
ereto, parecia mais
um animal do que um ser
humano, embora tenha
sido de pronto
identificado como um rapaz de onze ou doze anos. Expressava-se por guinchos, emitindo gritos agudos.
Aparentemente, o rapaz
não sabia o que
era higiene pessoal e aliviava-se quando e onde era sua vontade. Foi entregue às autoridades
locais e transportado para um orfanato das redondezas. No
início, tentava fugir constantemente, sendo capturado com alguma dificuldade. Recusava-se a usar roupas, que rasgava mal o obrigavam a vestir. Nunca
ninguém apareceu a reclamar a sua paternidade.
A criança foi sujeita
a um completo exame médico,
que concluiu não existirem deficiências de maior gravidade. Quando
lhe foi mostrado
a sua imagem refletida num espelho, apesar
de visualizar uma imagem, não
se reconheceu nela.
Certa vez, tentou
agarrar uma batata
que viu refletida no espelho (quando
na realidade a batata estava
a ser segura por trás
da sua cabeça). Depois de várias tentativas, sem que tivesse
virado a cabeça,
apanhou a batata
alcançando-a por
trás do ombro.
Mais tarde o rapaz seria
levado para Paris
e foram feitas
tentativas sistemáticas de o
transformar
“de animal em humano”. O esforço só em parte
foi um sucesso. Ensinaram-lhe a usar a casa-de-banho, passou a aceitar usar roupas e aprendeu a vestir-se. Continuava, contudo, com
um grande desinteresse por brinquedos e jogos, e nunca foi capaz de dominar
mais do que algumas poucas
palavras. Pelo que podemos saber,
com base na descrição
detalhada do seu comportamento e reações, isto não acontecia por ele ser mentalmente
desfavorecido. Parecia incapaz ou sem vontade
de dominar o discurso humano.
Poucos mais progressos fez e acabou
por morrer em 1828, com cerca de quarenta anos
de idade.
Naturalmente, temos de ser cuidadosos na interpretação de casos deste
gênero. É possível
que se tenha dado o caso de se tratar de uma deficiência mental não diagnosticada. Por outro lado,
Anthony Giddens, “Sociologia”, Fundação Calouste
Gulbenkian
Atividade 1- Segundo a experiência relatada no texto
e os conteúdos estudados na disciplina de sociologia neste
bimestre podemos afirmar
que:
a)
A personalidade do indivíduo é uma herança
genética transmitida de pais para
filhos.
b)
Para um indivíduo obter os modos
e costumes ele precisa ser
influenciado por um grupo
social.
O primeiro contato do ser
humano, desde o seu nascimento, é com a família e, dentro das instituições
(família e a religião), é que o indivíduo aprende os primeiros valores do grupo
e da sociedade a que pertencemos, sendo influenciado pelos modos e costumes
desse grupo social. Este processo recebe o nome de processo de socioalização
primária. Somente ao interagir com os outros e lidar com a forma como
nos apresentamos a este é que os indivíduos são capazes de obter um senso
pessoal de identidade ligado aos contextos sociais no qual nos envolvemos, pois
as emoções e sentimentos também estão diretamente ligados ao comportamento e
são experimentados pelos indivíduos á medida que se preparam para agir e
interagir com os outros, fazendo assim, a interação social dentro dos grupos
sociais.
c) Os homens
não se diferenciam dos animais
pela cultura que transmite ao seus filhos.
d)
Que uma criança filha
de casal chinês
mesmo sendo nascido
e criado no Brasil continuará se comportando como um chinês.
Atividade 2- Por que a criança não desenvolveu as características que seriam de um indivíduo de sua idade?
a) A cultura é algo que é transmitida via convivência social.
Primeiramente, é
necessário entender o conceito de cultura. Cultura é o conjunto de processos
sociais, hábitos, instituições e do tipo de relacionamento interpessoal de um determinado
grupo. Sendo assim, cultura é essa ligação entre indivíduos, sociedade e
grupos.
A sociedade e a
cultura intervém na construção socio-emocional do indivíduo, pelo processo de
socialização e pela etapa maturacionais (processo pelo qual o individuo vai
desenvolvendo-se e aprendo de acordo com a idade, desenvolvimento do corpo e da
mente).
Assim, podemos
concluir que a criança não desenvolveu as características próprias pelo fato de
ela não ter recebido costumes, valores sociais e culturais que são transmitidos
pela convivência social (convivência com outras pessoas).
b)
Devido a provável
falta de nutrientes que sua alimentação apresentava.
c)
Devido ao fato de ser necessário se comportar como um lobo
para viver entre
eles.
d) Devido a alguma anomalia
mental apresentada por esse indivíduo.
Atividade 3- No terceiro parágrafo do texto o autor afirma
que ; “...foram feitas tentativas sistemáticas de o transformar de animal em humano”. São
características que distinguem os humanos dos animais, Exceto:
a)
O fato dos humanos transmitirem cultura para sua
descendência.
b)
A capacidade de produzir e interpretar símbolos como a escrita.
c)
O fato
destes viverem em sociedade.
A alternativa c
não é uma distinção entre os seres humanos e os animais, visto que os animais
também vivem em sociedade, dentro de uma relação harmônica, que envolve a
organização de indivíduos da mesma espécie, divisão de trabalho e cooperação
entre os mesmos.
d)
A capacidade de analisar seus
atos, executar suas
tarefas, planejar suas
atividades e colocá- las em prática.
Atividade 4- O autor no texto aponta
as seguintes explicações para o fato
do garoto não conseguir se socializar totalmente, exceto.
a)
Uma provável deficiência mental.
b)
Possíveis traumas que a eventualmente o garoto pode
ter sofrido em sua vivência
na selva.
c) O fato de serem limitadas as nossas faculdades mentais longe do convívio social.
A alternativa C
não consta do testo, pois as nossa faculdades mentais são uma construção de uma
convivência social que ocorre desde o início até o fim da vida, sendo assim, se
nos limitando a esse convívio ficamos presos a um único padrão social. No texto
vemos que eles teram passá-lo de “animal a humano”. Esta tentativa, por si, só
já mostra que as nossas faculdades mentais não se limitam, mesmo sendo criado
longe do convívio social, já que ele apresentou um pequeno processo de
socialização antes de sua morte.
d)
Provável violência sofrida
por esse garoto
por parte dos humanos .
ATIVIDADES - MÃO NA MASSA – SEMANA 3
O Novo Perfil das Famílias Brasileiras.
Um novo recorte do censo 2010,
divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE, mostra
um retrato detalhado
da família brasileira. O estudo confirma características observadas nos
últimos anos, reflexo da mudança
estrutural dos grupos
familiares, da maior
participação da mulher
no mercado de trabalho, das baixas taxas
de fecundidade e do envelhecimento da população. E detalha aspectos ainda
não mensurados no país, como
a maior disposição dos brasileiros para dar início a um novo relacionamento conjugal depois de uma (ou mais) experiências de vida a dois – resultado também da mudança na legislação no mesmo ano do estudo,
o que tornou o divórcio algo possível com uma simples
passagem pelo cartório.
A novidade que emerge
do estudo vem
da preocupação do IBGE de, pela primeira vez, analisar as famílias
reconstituídas. Ou seja,
“os núcleos constituídos depois da separação ou morte de um
dos cônjuges”. Esses
grupos representam 16,3%
do total de casais que vivem com filhos,
sendo eles de apenas um dos companheiros ou de ambos.
São mais de 4,4 milhões
as famílias com essas
características atualmente – o restante, quase 84%, é formado por casais com filhos
do marido e da mulher
vivendo juntos no momento da entrevista. A composição de casais com filhos ainda
representa a maioria
das famílias brasileiras, apesar da queda
significa
Atividade 1- Segundo o texto
são mudanças observadas nas famílias brasileiras nesse início de século XXI,
exceto.
a)
A maior participação da mulher no mercado de trabalho.
b)
Aumento do número
de idosos
c)
Baixas taxas de fecundidade.
d)
Aumento do número de crianças por
casal.
Seguindo
uma tendência mundial, sobretudo dos países urbanizados, a taxa de fecundidade
no Brasil está em constante declínio, ou seja, está ocorrendo uma DIMINUIÇÃO do
número de crianças por casal. São vários os fatores que contribuem para a queda
da fecundidade: os avanços da medicina e a utilização de métodos
contraceptivos; a educação sexual; o planejamento familiar; a grande participação da mulher no mercado de
trabalho; casamentos tardios; alto custo de criação dos filhos, etc.
Atividade 2- No texto é apresentado o conceito de famílias recasada, em que consiste
essa definição?tiva nessa
fatia da população: foi registrada redução
de 63,6%, em 2000, para
54,9% em 2010.
a)
b)
São famílias chefiadas somente pelo pai.
c)
São famílias chefiadas somente pela mãe.
d)
São famílias formadas
por homens e mulheres oriundos
de outros casamentos e seus respectivos filhos .
A familia recasada conforme texto é uma nova
configuração familiar oriundas de
pessoas formadas após uma separação conjugal sendo ao novo casamento de uma
pessoa viúva, ou em divórcio ou separação conjugal , sendo que em algumas
situações ambos agregam a esse
relacionamento respectivos filhos das relações anteriores
Atividade 3- Por que podemos
entender as famílias como grupo de socialização primária?
a)
Pois são nas
famílias que as crianças aprendem a sua função
no mercado de trabalho.
b)
Porque cada vez menos
as famílias se configuram importantes na socialização das crianças.
c)
Pois são nas famílias que se dá início ao processo de socialização, educação e formação para o mundo.
A família é considerada a
primeira instituição no processo de aprendizagem e de socialização. É onde a
criança aprende e interiorizar a linguagem, as regras básicas da sociedade, a
moral e os modelos comportamentais do grupo a que pertence. É pela socialização
primária que são interiorizadas normas e valores, assim como formas de
relacionamento e, também, é onde aprende a socializar com as demais pessoas e
instituições. A socialização primária tem um valor primordial para o indivíduo
e deixa marcas muito profundas em toda a sua vida, já que é aí que se constrói
o primeiro, mundo do indivíduo e é essencial na construção do seu caráter.
d)
Por que as famílias
só influenciam as pessoas de forma primária, sendo a sua identidade
formada posteriormente.
Atividade 4- Podemos definir
família como:
a) Grupos primários com apenas o objetivo da procriação.
b) Apenas por constituições históricas.
c)
Grupos primários, nos quais as relações entre os indivíduos são pautadas na subjetividade
dos sentimentos entre as pessoas.
Familia está ligada a um grupo informal no
qual as pessoas estão ligadas por afetos e afinidades; sendo assim criam
vínculos que garantem a convivência e cooperação econômica.
Assim, entende-se que é na família que o
individuo busca consolo, amparo e esperança, para os momentos de tristeza; nos
momentos de alegria a confraternização; e nos momentos de dificuldade o apoio e
solidariedade. É na família que os indivíduos se relacionam e trocam
experiências, visto que ela é, ao mesmo tempo, um espaço de conflito
cooperativo e um espaço de bem-estar através da distribuição de recursos,
passando muitas vezes a refletir diretamente dúvidas, aspirações e questões
pessoais. Na família os filhos e demais membros encontram o espaço que lhes
garantem a sobrevivência, desenvolvimento, bem-estar e proteção integral
através de aportes afetivos e materiais.
d) Apenas por vínculos Biológicos.
Atividade 5- São conclusões que
podemos tirar acerca
das Famílias Modernas, exceto:
a)
Aumenta a cada ano a média
de número de filhos por
mulheres
É falsa a alternativa A, pois a decorrente alteração do
comportamento da fecundidade das mulheres diminuiu a média de números de
filhos. As mulheres brasileiras iniciaram um longo e rápido processo de
reestruturação social, ocupando um novo espaço que lhe permitiu participar com
mais autonomia em todas as esferas da vida social. Por ex: a possibilidade de
evitar gravidez não desejada, a partir do surgimento de métodos contraceptivos
eficazes; a liberdade de ter relações sexuais dissociadas da obrigatoriedade
católica de procriação; o direito de escolher quando ter – ou não ter – filhos; a sua inserção no mercado de trabalho; a
sua hierarquia social interna como parte das fontes de renda familiar –
pela desintegração do papel provedor, que antes somente reservado ao elemento
masculino, e pela aceleração da dinâmica de formação e desintegração de laços
familiares – pela maior autonomia feminina promovida pelos frutos de sua
ocupação na sociedade.
Outro fator importante é que como a família moderna está
definida com a formação de casais composta de pais e/ou mães “solteiros(as)”,
casais do mesmo sexo ou casais com filhos de relações anteriores, essa nova
família Brasileira tem menos filhos q os padrões anteriores.
b)
As mulheres participam cada vez mais
do mercado de Trabalho.
c)
Mesmo ainda sendo
maioria, o número
de casais com filhos no Brasil tem
diminuído.
d) Que cresce
o número de brasileiros que iniciam um segundo casamento.
Atividade 6- Por que, segundo
a análise de especialistas nas questões de gênero, as mães são em parte
responsáveis pela perpetuação do machismo em nossa sociedade?
a)
Porque as mães educam
de forma mais
dedicada às suas
filhas, deixando sem educação
seus filhos.
b) Porque as mães sofrem
violência de seus esposos.
c)
Porque os pais
não educam seus
filhos como manda
a tradição.
d) Porque grande parte das
mães educam seus
filhos e filhas
reproduzindo padrões machistas.
A identidade de mulheres e homens é construída socialmente, levando
em consideração os aspectos sociais, culturais, políticos, etc. É formada a
partir das várias relações sociais às quais o indivíduo é exposto, como a
família, a escola e a mídia. A prática e a perpetuação do machismo se faz
presente principalmente em sociedades preconceituosas. Afinal, a sociedade
preconceituosa forma homens e mulheres, e infelizmente, ser mulher não exime de
sua prática e atitudes machistas. É preciso reflexão – e mudança de prática
coletiva - a fim de diminuir ou acabar com o machismo na sociedade. As
instituições sociais precisam se esforçar em pensar práticas que atenuem a
segregação entre aspectos femininos e aspectos masculinos, diminuindo assim, a
separação por gênero. É preciso que a sociedade dialogue com aspectos voltados
ao respeito, ao reconhecimento das diferenças e contra toda e qualquer forma de
violência. E esse trabalho precisa ser realizado em conjunto, de forma que as
instituições sociais se complementem nessa árdua tarefa de quebra de
estereótipos e diminuição das violências.
ATIVIDADES - MÃO NA MASSA – SEMANA 4
Agora é hora de testar
seus conhecimentos, lembre-se que as pesquisas
e consultas são permitidas e bem-vindas para
que você realize
com sucesso as atividades.
Atividade 1- Sobre as religiões brasileiras, assinale
a alternativa incorreta.
a)
A sociedade brasileira vivencia a presença de inúmeras manifestações religiosas, o que
a caracteriza como uma sociedade que possui um sincretismo religioso.
b)
Existem no Brasil diversas manifestações religiosas, aquelas
chamadas de orientais como o budismo e as africanas como o candomblé.
c)
Embora
atualmente existam um número crescente de igrejas evangélicas e outras denominações religiosas, o Brasil ainda
é considerado um país de origem católica.
d)
Manifestações religiosas como o candomblé e a umbanda
sempre foram aceitas
no país e seus praticantes nunca
foram alvos de preconceitos e discriminação.
As religiões de matrizes africanas, como a umbanda e o candomblé,
não foram e não são respeitadas e aceitas no Brasil. A intolerância religiosa é
demonstrada através de atitudes violentas, de gestos e palavras agressivas, que
revelam o preconceito e a falta de respeito às diferentes crenças religiosas.
Ameaçam a liberdade, a democracia e a ideia de uma sociedade baseada na cultura
da paz. A intolerância religiosa continua assumindo um caráter racial que se
mantém intacta ao longo da história brasileira desde o período da escravização,
no qual a cultura negra era vista como pratica primitiva. Nesse caso, há uma
relação com o racismo estrutural e institucional e a própria história de
colonização do Brasil. O texto Constitucional de 1988 assegura a liberdade de
crença a todos os brasileiros, no entanto a intolerância e a discriminação
étnico-racial ainda faz parte do cotidiano social.
e)
Existem no Brasil pessoas
que se declaram agnósticas e ateias,
ou seja, que
não possuem nenhum tipo de religião e nem acreditam em Deus.
Atividade 2- Leia o texto abaixo
e responda ao que se segue.
RIO – Uma série
de mudanças no perfil da família brasileira tem sido registrada nas últimas
décadas e se confirma no Censo 2010.
A proporção de casais que vivem em união consensual teve grande aumento
na década, enquanto o porcentual dos
que são casados
formalmente teve queda significativa. Os casamentos informais são crescentes inclusive na população que
se diz católica, embora
a Igreja reprove
esse tipo de união conjugal.
A proporção de pessoas
que vivem em união consensual passou de 28,6%
em 2000 para
36,4%. O percentual de casados no civil e no religioso caiu de 49,4%
para 42,9%. Praticamente não houve mudança
na proporção dos que têm apenas casamento civil, que passou
de 17,5% em 2000 para 17,2%
em 2010. Os casados apenas
no religioso caíram
de 4,4% para
3,4%.
A reportagem acima indica que a religião no
Brasil está:
a) deixando de ser importante nas famílias de classe baixa.
b) passando a ser irrelevante nas práticas afetivas.
c)
chegando ao seu ápice através
dos cultos matrimoniais.
d) rompendo os dogmas
tradicionais do catolicismo.
A Constituição de 1988
reconheceu a união estavél como entidade familiar. É um marco histórico de
grande importância para a proteção da união estável no direito brasileiro.
Devido ao texto constitucional, o conceito de família foi transformado,
deixando de ser o casamento exclusiva forma de constituição familiar,
considerando também como família relações extramatrimoniais estáveis. A
legislação passou a privilegiar a relação familiar, e o respeito a diversas
formas de convívio. A família é formada através do respeito e do amor entre as
partes, e as normas vêem apenas para concretizar e assegurar esses direitos.
Diante das novas mudanças e rompimentos de paradigmas, surgem
resistências. Há sempre lugar para o
novo, para acrescentar o que não estava antes. Assim, diante das novas
configurações da família contemporânea, a religião não pode adotar princípios
de exclusivismo, muito menos de intolerância. Faz-se necessário a elaboração de
novos conceitos para dar conta das novas indagações que as famílias
contemporâneas exigem. Há a necessidade de desconstruir para acolher novos
conceitos. A vida é um processo dinâmico; que está em constante movimento. A
religião precisa acompanhar as mudanças na contemporaneidade. Diante das novas
indagações familiares a religião precisa encontrar novas respostas para as novas
inquietações surgidas no interior destas novas composições familiares. A
mudança não é fácil; é uma luta a ser travada no dia-a-dia, na casa, na Igreja
e na sociedade. Romper com essas estruturas de poder torna-se o grande desafio
para mulheres e homens que querem viver e conviver de forma igualitária.
e)
aplicando os ensinamentos bíblicos ao dia-a-dia.
Atividade 3- (UERJ 2013)
O censo de 2010 revelou
mudanças
significativas na escolha
de religião pelos
brasileiros, como se pode observar no gráfico.
A mudança registrada nos percentuais de evangélicos para
o período 1980-2010 se explica principalmente pelo seguinte
fator:
a)
estímulo à migração de fiéis, institucionalizando a criação de novos templos.
b)
obrigatoriedade do ensino religioso na educação básica,
favorecendo a conversão.
c)
capacitação de funções de liderança, priorizando a formação superior
de pastores.
d)
ampliação de práticas missionárias, mobilizando os meios
de comunicação de massa.
O gráfico demonstra um aumento percentual considerável entre os
evangélicos . De 6,6 % da população em 1980 para 22,2% em 2010. O crescimento
desse grupo religioso está relacionado ao processo de modernização e
diversificação dos meios de comunicação em massa no país, a partir da década de
1980. O uso regular e cada vez maior das mídias, como a televisão, para a
divulgação de obras, foi importante para a expansão nacional dos evangélicos.
e)
aumento da escolaridade da população Brasileira. .
Atividade 4- Na obra “À ética protestante e o espírito do capitalismo”, o sociólogo Max
Weber analisa a influência de um tipo
de comportamento religioso no desenvolvimento do capitalismo
moderno. O autor destaca a relação particular entre a ética
protestante e a questão do trabalho
para mostrar, por exemplo, que:
I) o trabalho
deve ser encarado como um dever
(vocação) e não como uma obrigação; e
II) o aumento
de salário não significa aumento
da produção.
Com base no
enunciado e afirmações acima é CORRETO afirmar:
a)
O
surgimento do capitalismo moderno é o produto autêntico de uma mentalidade protestante.
b) O surgimento do moderno capitalismo do ocidente surgiu
de modo acidental.
c)
A suposta
correlação entre aumento
de salário e maior produtividade do trabalho nunca
pode ser comprovada.
d)
A maneira protestante de encarar o trabalho contribuiu para o maior
desenvolvimento do capitalismo em países como
a Inglaterra e os EUA.
Max Weber, com sua obra Ética Protestante e
o Espírito do Capitalismo, do ponto de vista histórico, pode ser considerado
como o primeiro a sugerir uma ligação entre ideias protestantes e práticas
econômicas. Weber analisa a importância do protestante para a formação do
chamado espírito do capitalismo, evidenciando como as ideias religiosas
fundamentais do protestantismo e seus preceitos sobre a conduta econômica
cotidiana contribuíram decisivamente com as bases do moderno sistema
capitalista. E afirma que isso só foi possível pela combinação do incentivo ao
trabalho secular e valorização da riqueza, cujo resultado prático é o acúmulo
de capital. O trabalho era considerado em si, a própria finalidade da vida.
e)
O modo
protestante de encarar
o trabalho debilitou a expansão da produção econômica nos países de maioria
protestante.
Atividade 5- O conceito de Estado laico
muitas vezes é visto de maneira equivocada, pois é confundido com uma limitação estatal sobre as crenças e não crenças
da população. Sobre
a definição de Estado
laico, estão corretas as proposições a seguir, exceto:
a)
Também conhecido como Estado secular, o Estado laico
prevê a neutralidade em matéria confessional.
b)
No
Estado laico, as religiões têm o direito
de exercer as suas práticas, mas sem a participação do governo.
c)
A posição neutra
do Estado laico
busca incentivar o ateísmo e outras formas
de “não crença” como forma de distanciar-se das religiões e manter a laicidade.
o Estado laico prevê o direito à liberdade
religiosa, o que inclui a liberdade de ter uma crença e a de não ter. Assim
sendo, confundir Estado laico com Estado ateu é privilegiar essa crença (ou não
crença) em detrimento das demais.
d)
O Estado
laico não adota
nenhuma religião como oficial e mantém equidistância entre os cultos.
e)
Nenhuma das alternativas.
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