quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Gabarito Pet. Volume 1 - 1º Ano Sociologia

 Este gabarito foi elaborado por um grupo de professores.

OBSERVAÇÃO: as respostas estão realçadas com a cor amarela e a justificativa encontra-se em vermelho.  

 

SEMANA 1 - ATIVIDADES

 

Atividade 1- A sociologia é uma ciência criada no século XIX, em um contexto de grandes mudanças sociais e econômicas, com a explosão da revolução industrial e amplo progresso das ciências. Qual é o objeto de estudo da sociologia?

 

a)   Analisar os fenômenos sociais. 

 

Sociologia é uma ciência que estuda as relações sociais entre as pessoas que pertençam a uma mesma comunidade ou a diferentes grupos compondo uma determinada sociedade. O seu objetivo é entender a vida social, vida em sociedade e/ou fatos sociais (Teoria de Émile Durkheim), pois estes fatos e ações (Teoria de Max Weber) são fenômenos sociais, uma vez que acontecem dentro da sociedade e cuja característica são as constantes transformações.

 

b)   Estudar o passado do homem.

c)   Estudar as plantas e os animais.

d)     Analisar as sociedades primitivas.

 

Atividade 2- O que é fugir do senso comum?

 

a)   Pensar igual a todos, buscando não se diferenciar da opinião da maioria.

b)                  Buscar formas mais elaboradas de pensar, tentando ver os diversos lados da questão analisada.

A definição de senso comum pode ser apresentada como a maneira de pensar da maioria das pessoas, sendo adquirida por observação, ensinamentos por meio da tradição ou na vivencia de algo. Ela pode ou ser provada cientificamente, pois os assuntos e fatos do senso comum emglobam todos os acontecimentos em sociedade.

Conseguimos “fugir” do senso comum quando buscamos argumentos racionais que justifiquem aquele fato ou ato, usando da criticidade, o que nos leva a uma análise mais profunda e respostas mais objetiva e concluintes.

Como alguns exemplos poderíamos citar aquele comum ditado popular que não deve-se “passar por debaixo de uma escada” ou que “sexta feira 13 dá azar” exite esse mito, porém não sabemos podemos provar a sua veracidade.

 

c)   Tentar criar explicações que justifique uma posição preconceituosa.

d)  Pensar por conta própria, sem levar em conta opiniões externas.

 

Atividade 3- Quais são os principais autores clássicos da sociologia?

 

a)    Marx, Freud e Durkhein.

b)     Marx, Weber e Durkhein.

A questão menciona somente 3 sociólogos, mas vou acrescentar o quarto, que na verdade é o primeiro de todos na linha do tempo sociológica. Ele chama-se Auguste Comte e foi citado no seu material impresso (PET página 105). Estes 3 sociólogos, juntamente com Auguste Comte, são os 4 pilares da sociologia. O pensamento desses autores continuam sendo relevante para entender nossa sociedade e seus conflitos, motivo pelo qual são considerados os clássicos da sociologia. Assim, Auguste Comte cria a filosofia positivista, Karl Marx defendia a teoria materialista, Max Weber ação social e Èmile Durkheim os fatos sociais.

c)   Freud,Newton e Dalton.

d)     Freud, Newton e Marx.

 

Atividade 4 -Quais dos temas estudados pela sociologia esta charge abaixo faz referência?

 

a)   Desigualdade social e violência contra a mulher.

b)   Violência contra mulher e desigualdade racial.

c)   Diversidade cultural e violência contra mulher.

d)   Desigualdade social e violência urbana.

Ao analisarmos as charges estamos diante dos fatos geradores da desigualdade  social, pois o sistema econômico vigente na sociedade capitalista afeta as pessoas, principalmente as de classe social menos favorecida, através de baixos salários, miséria e desemprego devido a má distribuição de renda , onde visualizamos que uns tem muito e outros tão pouco gerando, assim, a violencia urbana caracterizada nas charges.

 

 

SEMANA 2 - ATIVIDADES - MÃO NA MASSA


 

Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades.

 

O “menino selvagem” de Aveyron

 

A 9 de Janeiro de 1800, uma criatura estranha surgiu dos bosques perto da aldeia de Saint- Serin, no sul de França. Apesar do seu andar ereto, parecia mais um animal do que um ser humano, embora tenha sido de pronto identificado como um rapaz de onze ou doze anos. Expressava-se por guinchos, emitindo gritos agudos. Aparentemente, o rapaz não sabia o que era higiene pessoal e aliviava-se quando e onde era sua vontade. Foi entregue às autoridades locais e transportado para um orfanato das redondezas. No início, tentava fugir constantemente, sendo capturado com alguma dificuldade. Recusava-se a usar roupas, que rasgava mal o obrigavam a vestir. Nunca ninguém apareceu a reclamar a sua paternidade.

 

A criança foi sujeita a um completo exame médico, que concluiu não existirem deficiências de maior gravidade. Quando lhe foi mostrado a sua imagem refletida num espelho, apesar de visualizar uma imagem, não se reconheceu nela. Certa vez, tentou agarrar uma batata que viu refletida no espelho (quando na realidade a batata estava a ser segura por trás da sua cabeça). Depois de várias tentativas, sem que tivesse virado a cabeça, apanhou a batata alcançando-a por trás do ombro.

 

Mais tarde o rapaz seria levado para Paris e foram feitas tentativas sistemáticas de o transformar “de animal em humano”. O esforço em parte foi um sucesso. Ensinaram-lhe a usar a casa-de-banho, passou a aceitar usar roupas e aprendeu a vestir-se. Continuava, contudo, com um grande desinteresse por brinquedos e jogos, e nunca foi capaz de dominar mais do que algumas poucas palavras. Pelo que podemos saber, com base na descrição detalhada do seu comportamento e reações, isto não acontecia por ele ser mentalmente desfavorecido. Parecia incapaz ou sem vontade de dominar o discurso humano. Poucos mais progressos fez e acabou por morrer em 1828, com cerca de quarenta anos de idade.

 

Naturalmente, temos de ser cuidadosos na interpretação de casos deste gênero. É possível que se tenha dado o caso de se tratar de uma deficiência mental não diagnosticada. Por outro lado, é possível que as experiências a que esta criança foi sujeita lhe tenham infligido danos psicológicos impeditivos de dominar práticas que a maioria das crianças adquire em tenra idade. Há, no entanto, semelhanças suficientes entre este caso histórico e outros que foram registrados para que possamos sugerir o quão limitadas seriam as nossas faculdades na ausência de um longo período de socialização primária.

 

Anthony Giddens, “Sociologia”, Fundação Calouste Gulbenkian

 

Atividade 1- Segundo a experiência relatada no texto e os conteúdos estudados na disciplina de sociologia neste bimestre podemos afirmar que:

 

a)      A personalidade do indivíduo é uma herança genética transmitida de pais para filhos.

b)                                         Para um indivíduo obter os modos e costumes ele precisa ser influenciado por um grupo social.

O primeiro contato do ser humano, desde o seu nascimento, é com a família e, dentro das instituições (família e a religião), é que o indivíduo aprende os primeiros valores do grupo e da sociedade a que pertencemos, sendo influenciado pelos modos e costumes desse grupo social. Este processo recebe o nome de processo de socioalização primária. Somente ao interagir com os outros e lidar com a forma como nos apresentamos a este é que os indivíduos são capazes de obter um senso pessoal de identidade ligado aos contextos sociais no qual nos envolvemos, pois as emoções e sentimentos também estão diretamente ligados ao comportamento e são experimentados pelos indivíduos á medida que se preparam para agir e interagir com os outros, fazendo assim, a interação social dentro dos grupos sociais.

 

c)       Os homens não se diferenciam dos animais pela cultura que transmite ao seus filhos.

d)                                     Que uma criança filha de casal chinês mesmo sendo nascido e criado no Brasil continuará se comportando como um chinês.

 

Atividade 2- Por que a criança não desenvolveu as características que seriam de um indivíduo de sua idade?

 

a)    A cultura é algo que é transmitida via convivência social.

Primeiramente, é necessário entender o conceito de cultura. Cultura é o conjunto de processos sociais, hábitos, instituições e do tipo de relacionamento interpessoal de um determinado grupo. Sendo assim, cultura é essa ligação entre indivíduos, sociedade e grupos.

A sociedade e a cultura intervém na construção socio-emocional do indivíduo, pelo processo de socialização e pela etapa maturacionais (processo pelo qual o individuo vai desenvolvendo-se e aprendo de acordo com a idade, desenvolvimento do corpo e da mente).

Assim, podemos concluir que a criança não desenvolveu as características próprias pelo fato de ela não ter recebido costumes, valores sociais e culturais que são transmitidos pela convivência social (convivência com outras pessoas).

 

b)   Devido a provável falta de nutrientes que sua alimentação apresentava.

c)   Devido ao fato de ser necessário se comportar como um lobo para viver entre eles.

d)   Devido a alguma anomalia mental apresentada por esse indivíduo.

 

Atividade 3- No terceiro parágrafo do texto o autor afirma que ; “...foram feitas tentativas sistemáticas de o transformar de animal em humano”. São características que distinguem os humanos dos animais, Exceto:

 

a)    O fato dos humanos transmitirem cultura para sua descendência.

b)     A capacidade de produzir e interpretar símbolos como a escrita.

c)     O fato destes viverem em sociedade.

A alternativa c não é uma distinção entre os seres humanos e os animais, visto que os animais também vivem em sociedade, dentro de uma relação harmônica, que envolve a organização de indivíduos da mesma espécie, divisão de trabalho e cooperação entre os mesmos.

 

d)                                     A capacidade de analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá- las em prática.

 

Atividade 4- O autor no texto aponta as seguintes explicações para o fato do garoto não conseguir se socializar totalmente, exceto.

 

a)    Uma provável deficiência mental.

b)   Possíveis traumas que a eventualmente o garoto pode ter sofrido em sua vivência na selva.

c)     O fato de serem limitadas as nossas faculdades mentais longe do convívio social.

A alternativa C não consta do testo, pois as nossa faculdades mentais são uma construção de uma convivência social que ocorre desde o início até o fim da vida, sendo assim, se nos limitando a esse convívio ficamos presos a um único padrão social. No texto vemos que eles teram passá-lo de “animal a humano”. Esta tentativa, por si, só já mostra que as nossas faculdades mentais não se limitam, mesmo sendo criado longe do convívio social, já que ele apresentou um pequeno processo de socialização antes de sua morte.

d)     Provável violência sofrida por esse garoto por parte dos humanos .

 

 

ATIVIDADES - MÃO NA MASSA – SEMANA 3


 

O Novo Perfil das Famílias Brasileiras.

 

Um novo recorte do censo 2010, divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE, mostra um retrato detalhado da família brasileira. O estudo confirma características observadas nos últimos anos, reflexo da mudança estrutural dos grupos familiares, da maior participação da mulher no mercado de trabalho, das baixas taxas de fecundidade e do envelhecimento da população. E detalha aspectos ainda não mensurados no país, como a maior disposição dos brasileiros para dar início a um novo relacionamento conjugal depois de uma (ou mais) experiências de vida a dois resultado também da mudança na legislação no mesmo ano do estudo, o que tornou o divórcio algo possível com uma simples passagem pelo cartório.

 

A novidade que emerge do estudo vem da preocupação do IBGE de, pela primeira vez, analisar as famílias reconstituídas. Ou seja, “os núcleos constituídos depois da separação ou morte de um dos cônjuges”. Esses grupos representam 16,3% do total de casais que vivem com filhos, sendo eles de apenas um dos companheiros ou de ambos. São mais de 4,4 milhões as famílias com essas características atualmente o restante, quase 84%, é formado por casais com filhos do marido e da mulher vivendo juntos no momento da entrevista. A composição de casais com filhos ainda representa a maioria das famílias brasileiras, apesar da queda significa

 

Atividade 1- Segundo o texto são mudanças observadas nas famílias brasileiras nesse início de século XXI, exceto.

 

a)   A maior participação da mulher no mercado de trabalho.

b)   Aumento do número de idosos

c)   Baixas taxas de fecundidade.

d)   Aumento do número de crianças por casal.

Seguindo uma tendência mundial, sobretudo dos países urbanizados, a taxa de fecundidade no Brasil está em constante declínio, ou seja, está ocorrendo uma DIMINUIÇÃO do número de crianças por casal. São vários os fatores que contribuem para a queda da fecundidade: os avanços da medicina e a utilização de métodos contraceptivos; a educação sexual; o planejamento familiar;  a grande participação da mulher no mercado de trabalho; casamentos tardios; alto custo de criação dos filhos, etc.

 

Atividade 2- No texto é apresentado o conceito de famílias recasada, em que consiste essa definição?tiva nessa fatia da população: foi registrada redução de 63,6%, em 2000, para 54,9% em 2010.

a)                São famílias formadas por pessoas do mesmo sexo.

b)                                 São famílias chefiadas somente pelo pai.

c)                                  São famílias chefiadas somente pela mãe.

d)                                   São famílias formadas por homens e mulheres oriundos de outros casamentos e seus respectivos filhos .

A familia recasada conforme texto é uma nova configuração  familiar oriundas de pessoas formadas após uma separação conjugal sendo ao novo casamento de uma pessoa viúva, ou em divórcio ou separação conjugal , sendo que em algumas situações ambos  agregam a esse relacionamento respectivos filhos das relações anteriores

 

Atividade 3- Por que podemos entender as famílias como grupo de socialização primária?

 

a)   Pois são nas famílias que as crianças aprendem a sua função no mercado de trabalho.

b)     Porque cada vez menos as famílias se configuram importantes na socialização das crianças.

c)                                    Pois são nas famílias que se início ao processo de socialização, educação e formação para o mundo.

A família é considerada a primeira instituição no processo de aprendizagem e de socialização. É onde a criança aprende e interiorizar a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos comportamentais do grupo a que pertence. É pela socialização primária que são interiorizadas normas e valores, assim como formas de relacionamento e, também, é onde aprende a socializar com as demais pessoas e instituições. A socialização primária tem um valor primordial para o indivíduo e deixa marcas muito profundas em toda a sua vida, já que é aí que se constrói o primeiro, mundo do indivíduo e é essencial na construção do seu caráter.

d)                                       Por que as famílias influenciam as pessoas de forma primária, sendo a sua identidade formada posteriormente.

 

Atividade 4- Podemos definir família como:

 

a)   Grupos primários com apenas o objetivo da procriação.

b)   Apenas por constituições históricas.

c)                                     Grupos primários, nos quais as relações entre os indivíduos são pautadas na subjetividade dos sentimentos entre as pessoas.

Familia está ligada a um grupo informal no qual as pessoas estão ligadas por afetos e afinidades; sendo assim criam vínculos que garantem a convivência e cooperação econômica.

Assim, entende-se que é na família que o individuo busca consolo, amparo e esperança, para os momentos de tristeza; nos momentos de alegria a confraternização; e nos momentos de dificuldade o apoio e solidariedade. É na família que os indivíduos se relacionam e trocam experiências, visto que ela é, ao mesmo tempo, um espaço de conflito cooperativo e um espaço de bem-estar através da distribuição de recursos, passando muitas vezes a refletir diretamente dúvidas, aspirações e questões pessoais. Na família os filhos e demais membros encontram o espaço que lhes garantem a sobrevivência, desenvolvimento, bem-estar e proteção integral através de aportes afetivos e materiais.

d)   Apenas por vínculos Biológicos.

 

Atividade 5- São conclusões que podemos tirar acerca das Famílias Modernas, exceto:

 

a)   Aumenta a cada ano a média de número de filhos por mulheres

É falsa a alternativa A, pois a decorrente alteração do comportamento da fecundidade das mulheres diminuiu a média de números de filhos. As mulheres brasileiras iniciaram um longo e rápido processo de reestruturação social, ocupando um novo espaço que lhe permitiu participar com mais autonomia em todas as esferas da vida social. Por ex: a possibilidade de evitar gravidez não desejada, a partir do surgimento de métodos contraceptivos eficazes; a liberdade de ter relações sexuais dissociadas da obrigatoriedade católica de procriação; o direito de escolher quando ter – ou não ter – filhos;  a sua inserção no mercado de trabalho; a sua  hierarquia social interna  como parte das fontes de renda familiar – pela desintegração do papel provedor, que antes somente reservado ao elemento masculino, e pela aceleração da dinâmica de formação e desintegração de laços familiares – pela maior autonomia feminina promovida pelos frutos de sua ocupação na sociedade.

Outro fator importante é que como a família moderna está definida com a formação de casais composta de pais e/ou mães “solteiros(as)”, casais do mesmo sexo ou casais com filhos de relações anteriores, essa nova família Brasileira tem menos filhos q os padrões anteriores.

b)   As mulheres participam cada vez mais do mercado de Trabalho.

c)   Mesmo ainda sendo maioria, o número de casais com filhos no Brasil tem diminuído.

d)   Que cresce o número de brasileiros que iniciam um segundo casamento.

 

Atividade 6- Por que, segundo a análise de especialistas nas questões de gênero, as mães são em parte responsáveis pela perpetuação do machismo em nossa sociedade?

 

a)                                   Porque as mães educam de forma mais dedicada às suas filhas, deixando sem educação seus filhos.

b)   Porque as mães sofrem violência de seus esposos.

c)   Porque os pais não educam seus filhos como manda a tradição.

d)   Porque grande parte das mães educam seus filhos e filhas reproduzindo padrões machistas.

A identidade de mulheres e homens é construída socialmente, levando em consideração os aspectos sociais, culturais, políticos, etc. É formada a partir das várias relações sociais às quais o indivíduo é exposto, como a família, a escola e a mídia. A prática e a perpetuação do machismo se faz presente principalmente em sociedades preconceituosas. Afinal, a sociedade preconceituosa forma homens e mulheres, e infelizmente, ser mulher não exime de sua prática e atitudes machistas. É preciso reflexão – e mudança de prática coletiva - a fim de diminuir ou acabar com o machismo na sociedade. As instituições sociais precisam se esforçar em pensar práticas que atenuem a segregação entre aspectos femininos e aspectos masculinos, diminuindo assim, a separação por gênero. É preciso que a sociedade dialogue com aspectos voltados ao respeito, ao reconhecimento das diferenças e contra toda e qualquer forma de violência. E esse trabalho precisa ser realizado em conjunto, de forma que as instituições sociais se complementem nessa árdua tarefa de quebra de estereótipos e diminuição das violências.

 

ATIVIDADES - MÃO NA MASSA – SEMANA 4


 

 

Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades.

 

Atividade 1- Sobre as religiões brasileiras, assinale a alternativa incorreta.

 

a)                                       A sociedade brasileira vivencia a presença de inúmeras manifestações religiosas, o que a caracteriza como uma sociedade que possui um sincretismo religioso.

b)                                      Existem no Brasil diversas manifestações religiosas, aquelas chamadas de orientais como o budismo e as africanas como o candomblé.

c)                                       Embora atualmente existam um número crescente de igrejas evangélicas e outras denominações religiosas, o Brasil ainda é considerado um país de origem católica.

d)                                    Manifestações religiosas como o candomblé e a umbanda sempre foram aceitas no país e seus praticantes nunca foram alvos de preconceitos e discriminação.

As religiões de matrizes africanas, como a umbanda e o candomblé, não foram e não são respeitadas e aceitas no Brasil. A intolerância religiosa é demonstrada através de atitudes violentas, de gestos e palavras agressivas, que revelam o preconceito e a falta de respeito às diferentes crenças religiosas. Ameaçam a liberdade, a democracia e a ideia de uma sociedade baseada na cultura da paz. A intolerância religiosa continua assumindo um caráter racial que se mantém intacta ao longo da história brasileira desde o período da escravização, no qual a cultura negra era vista como pratica primitiva. Nesse caso, há uma relação com o racismo estrutural e institucional e a própria história de colonização do Brasil. O texto Constitucional de 1988 assegura a liberdade de crença a todos os brasileiros, no entanto a intolerância e a discriminação étnico-racial ainda faz parte do cotidiano social.

 

e)                                    Existem no Brasil pessoas que se declaram agnósticas e ateias, ou seja, que não possuem nenhum tipo de religião e nem acreditam em Deus.

 

Atividade 2- Leia o texto abaixo e responda ao que se segue.

 

RIO Uma série de mudanças no perfil da família brasileira tem sido registrada nas últimas décadas e se confirma no Censo 2010. A proporção de casais que vivem em união consensual teve grande aumento na década, enquanto o porcentual dos que são casados formalmente teve queda significativa. Os casamentos informais são crescentes inclusive na população que se diz católica, embora a Igreja reprove esse tipo de união conjugal.

 

A proporção de pessoas que vivem em união consensual passou de 28,6% em 2000 para 36,4%. O percentual de casados no civil e no religioso caiu de 49,4% para 42,9%. Praticamente não houve mudança na proporção dos que têm apenas casamento civil, que passou de 17,5% em 2000 para 17,2% em 2010. Os casados apenas no religioso caíram de 4,4% para 3,4%.

 

A reportagem acima indica que a religião no Brasil está:

 

a)   deixando de ser importante nas famílias de classe baixa.

b)   passando a ser irrelevante nas práticas afetivas.

c)   chegando ao seu ápice através dos cultos matrimoniais.

d)   rompendo os dogmas tradicionais do catolicismo.

A Constituição de 1988 reconheceu a união estavél como entidade familiar. É um marco histórico de grande importância para a proteção da união estável no direito brasileiro. Devido ao texto constitucional, o conceito de família foi transformado, deixando de ser o casamento exclusiva forma de constituição familiar, considerando também como família relações extramatrimoniais estáveis. A legislação passou a privilegiar a relação familiar, e o respeito a diversas formas de convívio. A família é formada através do respeito e do amor entre as partes, e as normas vêem apenas para concretizar e assegurar esses direitos. Diante das novas mudanças e rompimentos de paradigmas, surgem resistências.  Há sempre lugar para o novo, para acrescentar o que não estava antes. Assim, diante das novas configurações da família contemporânea, a religião não pode adotar princípios de exclusivismo, muito menos de intolerância. Faz-se necessário a elaboração de novos conceitos para dar conta das novas indagações que as famílias contemporâneas exigem. Há a necessidade de desconstruir para acolher novos conceitos. A vida é um processo dinâmico; que está em constante movimento. A religião precisa acompanhar as mudanças na contemporaneidade. Diante das novas indagações familiares a religião precisa encontrar novas respostas para as novas inquietações surgidas no interior destas novas composições familiares. A mudança não é fácil; é uma luta a ser travada no dia-a-dia, na casa, na Igreja e na sociedade. Romper com essas estruturas de poder torna-se o grande desafio para mulheres e homens que querem viver e conviver de forma igualitária.

 

e)   aplicando os ensinamentos bíblicos ao dia-a-dia.

 

Atividade 3- (UERJ 2013) O censo de 2010 revelou mudanças

significativas na escolha de religião pelos brasileiros, como se pode observar no gráfico.


 

 


A mudança registrada nos percentuais de evangélicos para o período 1980-2010 se explica principalmente pelo seguinte fator:

 

a)   estímulo à migração de fiéis, institucionalizando a criação de novos templos.

b)   obrigatoriedade do ensino religioso na educação básica, favorecendo a conversão.

c)   capacitação de funções de liderança, priorizando a formação superior de pastores.

d)   ampliação de práticas missionárias, mobilizando os meios de comunicação de massa.

O gráfico demonstra um aumento percentual considerável entre os evangélicos . De 6,6 % da população em 1980 para 22,2% em 2010. O crescimento desse grupo religioso está relacionado ao processo de modernização e diversificação dos meios de comunicação em massa no país, a partir da década de 1980. O uso regular e cada vez maior das mídias, como a televisão, para a divulgação de obras, foi importante para a expansão nacional dos evangélicos.

e)   aumento da escolaridade da população Brasileira. .

 

Atividade 4- Na obra “À ética protestante e o espírito do capitalismo”, o sociólogo Max Weber analisa a influência de um tipo de comportamento religioso no desenvolvimento do capitalismo moderno. O autor destaca a relação particular entre a ética protestante e a questão do trabalho para mostrar, por exemplo, que:

 

I)  o trabalho deve ser encarado como um dever (vocação) e não como uma obrigação; e

II)  o aumento de salário não significa aumento da produção.

 

Com base no enunciado e afirmações acima é CORRETO afirmar:

a)                                       O surgimento do capitalismo moderno é o produto autêntico de uma mentalidade protestante.

b)   O surgimento do moderno capitalismo do ocidente surgiu de modo acidental.

c)                                    A suposta correlação entre aumento de salário e maior produtividade do trabalho nunca pode ser comprovada.

d)                                    A maneira protestante de encarar o trabalho contribuiu para o maior desenvolvimento do capitalismo em países como a Inglaterra e os EUA.

Max Weber, com sua obra Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, do ponto de vista histórico, pode ser considerado como o primeiro a sugerir uma ligação entre ideias protestantes e práticas econômicas. Weber analisa a importância do protestante para a formação do chamado espírito do capitalismo, evidenciando como as ideias religiosas fundamentais do protestantismo e seus preceitos sobre a conduta econômica cotidiana contribuíram decisivamente com as bases do moderno sistema capitalista. E afirma que isso só foi possível pela combinação do incentivo ao trabalho secular e valorização da riqueza, cujo resultado prático é o acúmulo de capital. O trabalho era considerado em si, a própria finalidade da vida.

e)                                    O modo protestante de encarar o trabalho debilitou a expansão da produção econômica nos países de maioria protestante.

 

Atividade 5- O conceito de Estado laico muitas vezes é visto de maneira equivocada, pois é confundido com uma limitação estatal sobre as crenças e não crenças da população. Sobre a definição de Estado laico, estão corretas as proposições a seguir, exceto:

 

a)                                    Também conhecido como Estado secular, o Estado laico prevê a neutralidade em matéria confessional.

b)                                      No Estado laico, as religiões têm o direito de exercer as suas práticas, mas sem a participação do governo.

c)                                    A posição neutra do Estado laico busca incentivar o ateísmo e outras formas de “não crença” como forma de distanciar-se das religiões e manter a laicidade.

o Estado laico prevê o direito à liberdade religiosa, o que inclui a liberdade de ter uma crença e a de não ter. Assim sendo, confundir Estado laico com Estado ateu é privilegiar essa crença (ou não crença) em detrimento das demais.

d)                                     O Estado laico não adota nenhuma religião como oficial e mantém equidistância entre os cultos.

e)   Nenhuma das alternativas.

 


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