quarta-feira, 25 de abril de 2012

ROTEIRO PARA A DISCUSSÃO DO FILME “ÓLEO DE LORENZO”



                                                                                                                             
1.      O filme transmite várias imagens da ciência e do cientista. Quais são?
As imagens mostram as várias fazes de pesquisas, estudos e também de diagnósticos dos cientistas sobre algumas doenças. Uma destas imagens ocorre quando os pesquisadores estão na biblioteca; outra quando os pais de Lorenzo não aceitam a negativa dos médicos na criação dos óleos e decidem eles mesmos a estudarem os medicamentos e procedimentos básicos para a criação do óleo através do estudo da medicina.
2.      Essas imagens reforçam as idéias do leigo acerca da ciência e do cientista? Justifique.
Sim. Este filme mostra a diferença exata entre o que é a ciência e o que o cientista. Enquanto este é aquele que atua como um verdadeiro investigador, procurando saber conciliar conhecimento já catalogado em livros com conhecimentos novos e a sua aplicação, aquele é o resultado de tudo o que foi realizado e catalogado, porque a ciência nada mais é do que toda a forma conhecimento baseado em métodos científicos.
O filme também a aborda questões de genética e mostra o preconceito/impossibilidades de “leigos” atuarem como cientistas em pesquisas que usam métodos científicos.

3.                  No filme vemos um caso de pesquisa experimental que veio passando por diferentes procedimentos em busca da cura da doença. Esses procedimentos foram experimentados porque os pesquisadores tinham algumas hipóteses sobre a possível causa da doença. Relate cada uma dessas fases da pesquisa até a chegada de uma hipótese mais provável e ao resultado satisfatório para época.

A doença apresentada no filme é chamada de ALD (
adrenoleucodistrofia), que é uma raríssima doença congênita e degenerativa, causada por falhas no cromossomo X. Um dos objetivos da pesquisa era descobrir o que causava a doença e de identificar uma forma de amenizar o excesso de ácido graxo no cérebro.
Durante as pesquisas foram encontrados alguns problemas:

a)      O fato de o tratamento ser não autorizado/reconhecido pela medicina pela impossibilidade de realização de testes em humanos;
b)      Incapacidade técnica para produção da fórmula dos óleos para a cura/minimização doença;
c)      Resistência por parte da medicina em aceitar avanços obtidos com pesquisas realizadas pelos leigos.

O filme também mostrou as formas de metodologia de pesquisa que foram utilizadas tanto pelos cientistas, quanto pelos pais de Lorenzo as quais foram:
a)      Simpósio: onde ouve a participação dos pais de Lorenzo, de uma equipe de médicos e de pessoas interessadas no assunto;
b)      Pesquisas de campo estudos: onde os pais de Lorenzo saíram para visitar outras famílias que tinham o mesmo problema; quando foram atrás de químicos que pudessem produzir o óleo;
c)      Aprofundados em livros bibliográficos: que foi o que os pais e também alguns médicos fizeram durante o filme.

Depois de todos estes caminhos realizados pelos pais de Lorenzo conseguiram através da manipulação de um óleo, que é feito a base de extrato de óleo de oliva, o qual em ratos era fatal, mas que em seres humanos não era prejudicial, que o mesmo enganasse o organismo para que este não produzisse a ácidos graxos em excesso. Por meio deste tratamento Lorenzo teve uma expectativa de vida muito maior do que a que os médicos já tinham préconstatado.

4.      Discussão sobre Ciência e Fé
Se por um lado a ciência acredita naquilo que é provado, a fé se baseia naquilo que não se vê. A ciência observa, identifica, descreve, investiga, experimenta e explica de forma teórica os fenômenos. A religião pode caminhar junto com ciência sim, porque as curas das doenças físicas saem de medicamentos que são obtidas por meio das pesquisas cientificas. Os temas de maior incidência de questionamentos são os que estão relacionados a bioética, a clonagem, a manipulação genética, a teoria criacionista e o uso de células tronco embrionárias. No filme o impasse era entre os cientistas e médicos  com relação a leigos elaborarem metodologia de pesquisas cientificas. Mas o que ficou evidenciado foi a fé e o amor. A fé em acreditar naquilo que não se vê e no amor incondicional dos pais para com um filho. O amor e a esperança dos pais de Lorenzo que dedicaram e depositaram toda sua vida para lutar pela vida do seu filho foi maior do que os preconceitos dos médicos. Para muitos cientistas, os seres humanos são tratados como “cobaias” para pesquisas de campo.
A lição tirada deste filme é que onde há fé, esperança, coragem, vontade e determinação milagres acontecem sim, mesmo com base na medicina já escolhida e naquela inspirada por Deus.



RESENHA FILME OLEO DE LORENZO

O filme o “Óleo de Lorenzo”, baseado em fatos reais, narra à história de um menino chamado Lorenzo de Odone, o qual após os seis anos de idade passou a apresentar sintomas da genética (afeta o cromossomo X) e incurável: a adrenoleucodistrofia (ADL).
Após o diagnóstico da doença os pais de Lorenzo inconformados começaram uma batalha científica com a finalidade de entender o tipo de doença, o que a causava e se poderia descobrir uma cura.
Esta doença lentamente destruía o cérebro de Lorenzo e, aos poucos ele foi ficando cego, surdo, paralítico, incapaz de engolir e também de se comunicar. Diante disto, os pais de Lorenzo decidiram não esperar só os diagnósticos dos médicos, mas também resolveram procurar conhecimento em livros e artigos científicos da época para compreenderem melhor o mecanismo de ação desta doença e assim questionar com os médicos a melhor forma de tratamento para amenizar os sintomas da doença. Nestes estudos descobriram os funcionamentos dos mecanismos celulares e entenderam como a doença funcionava, mesmo sofrendo preconceitos dos médicos, químicos e professores da época. Assim, descobriram que a ADL é acumulo de ácidos graxos saturados da cadeia longa (principalmente ácidos com 24 e 26 carbonos) na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro. Portanto, o óleo de Lorenzo é uma mistura de dois ácidos graxos insaturados, os quais são: o ácido oléico (C18: 1) e ácido erúcico (C20: 1), cujo metabolismo se sobrepõe ao dos saturados evitando assim o seu acúmulo. Chegou a esta conclusão após estudos e também por pesquisas realizadas em animais. Outra barreira foi com a FDA (órgão fiscalizador da saúde nos Estados Unidos), que até hoje não este experimento em seres humanos.
Lorenzo morreu aos 30 anos, em 30 de maio de 2008. Ele não se curou, pois as lesões no sistema nervoso central deixaram sequelas permanentes, porém a doença não avançou. O mais significativo foi prevenção do desenvolvimento dos sintomas dos novos casos diagnosticados. Os pais de Lorenzo ainda fundaram o "The Myelin Project" (projeto mielina), criado em 1989 para encontrar a cura para doenças desmielinizantes, como a adrenoleucodistrofia. Por sua imensa contribuição à ciência e à medicina, recebeu o título de Doutor honorário.

Nenhum comentário: