Este gabarito foi elaborado por um grupo de professores. Forte Abraço
PRIMEIRA SEMANA
1.
Faça uma entrevista com três pessoas
(por favor: virtualmente, à distância, tá?) e pergunte: (SEED-Pr, 2006, p. 20) Resposta pessoal do aluno, mas você
poderá dar orientações e suporte para que ele atinja o resultado esperado na
resposta
a)
O que elas entendem
por mito? Resposta pessoal do aluno
b) Quais são
os mitos que elas conhecem? Resposta pessoal do aluno
c)
Relate, por escrito, o mito que mais chamou
a sua atenção. Resposta pessoal do aluno
2. Construa duas
colunas formulando uma explicação mítica à esquerda e outra racional à direita
sobre um determinado fenômeno natural elencando, comparativamente, suas
características. (SEED-Pr,2006, p. 20)
EXPLICAÇÃO MÍTICA |
EXPLICAÇÃO RACIONAL |
O pensamento mitológico foi criado no período pré-socrático onde
ele explica questões de várias áreas focando em ideias divinas e
sobrenaturais, visto que é uma tradição religiosa cultural. A consequência
negativa estava baseada no motivo real do homem não ser estudado e nessa
condição o homem vivia na ignorância. Podemos citar, como exemplo, a explicação para a chuva. Dentro da Filosofia Grega a chuva era uma espécie de “Castigo” de
Zeus para os homens. Já na filosofia Nórdica, temos como exemplo deus Thor e a sua
filha Thrud. Quando ela estava irritada, havia nuvens negras e chuva. Indicamos a série “Ragnarok” disponível na Netflix. |
É a busca
por explicações da realidade que se encontra dentro do mundo e não em uma
dimensão sobrenatural e inacessível. No exemplo
anterior falamos da explicação mitológica da chuva. A
explicação racional da chuva é provada pelas e ciências e ocorre: 1º - A
água, quando é aquecida (pelo Sol ou outro processo de
aquecimento), evapora e se transforma em vapor de água; 2º - Este vapor
de água se mistura com o ar e, como é mais leve, começa a subir; 3º -
Formam-se as nuvens carregadas de vapor de água (quando mais escura é a nuvem
mais carregada de vapor de água condensado); 4º - Ao
atingir altitudes elevadas ou encontrar massas de ar frias, o vapor de água
condensa, transformando-se novamente em água; 5º - Como
é pesada e não consegue sustentar-se no ar, a água acaba caindo em forma de
chuva. (fonte: https://www.suapesquisa.com/geografia/chuva.htm) |
2.
Existe relação
entre mito e realidade? (SEED-Pr, 2006, p. 22).
Depende.
Os mitos foram criados em forma de narrativa para justificar como
nasceram todas as coisas, pois, naquela realidade, eles tinham um mundo a vista
deles e não havia como explicar todas as coisas que haviam no mundo. Desta
forma criou-se o poeta rapsodo porque ele tinha autoridade e conhecimento dos
deuses, por meio de relato dos próprios deuses, aquela realidade ou o momento
vivido.
Hoje o mito ainda ocupa um espaço dentro das diversas sociedades,
como na forma de manifestação da fé de determinadas pessoas, ou como maneira de
esclarecer aquilo que não é explicável pelas ciências, ou, ainda, na criação de
seres super poderosos, como a exemplo das super heróis dos filmes e séries.
Mas também existem pessoas em nossa sociedade que não acreditam em
deuses e/ou religiões ou super heróis, sendo conhecidos agnósticos.
4. Qual a finalidade dos mitos para a humanidade? E, a partir
disso, pense e registre o que pode significar a popularidade dos super-heróis hoje
em nossa sociedade. (SEED-Pr, 2006, p. 22).
O mito tem como o objetivo principal ensinar algo a alguém. Assim,
desde o período grego onde era amplamente utilizado com Paideia, ele movimenta,
acalma e convida as pessoas a reflexão.
Desta maneira, os heróis em nossa sociedade, foram e são criados
para nos transmitirem ideias e valores positivos ou são criados os vilões para
nos trazem valores visto como negativos para mostrar a ideia de punição ou para
a proteção.
5. Após compreender a definição de mitologia, filosofia e ciência, explique as diferenças entre esses três domínios.
a) Mito: narrativas que contavam histórias
para que as pessoas pudessem ver e compreender melhor o mundo.
b) Filosofia: Filosofia
é uma palavra grega que significa "amor
à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados
à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à
mente e à linguagem.
c) Ciências: Ciência representa todo o
conhecimento adquirido através do estudo (epistemologia), pesquisa ou da
prática (teoria), baseado em princípios certos. Esta palavra deriva do latim
scientia, cujo significado é "conhecimento" ou "saber" para
chegar-se à verdade desejada.
Fontes:
https://www.significados.com.br/ciencia/
https://www.significados.com.br/filosofia/
SEGUNDA SEMANA
1.
A exemplo
da angústia e desamparo, próprios
de existencialismo, que outros sentimentos podem ser identificados na realidade dos
jovens do século
XXI? (SEED-Pr, 2006,
p. 151).
Levando em
consideração as definições de existencialismo e de angustia apresentados no
inicio da semana 2, no cenário atual, os sentimentos apresentados pelo jovens
do século XXI, os jovens sentem-se desamparados, em desconhecimento do que ele
próprio são, buscar do ter (financeiro) e, ainda, somada a toda esta carga
sentimental, é somada a mudança hormonal que podem leva-lo a uma angustia ainda
maior e até mesmo a depressão.
2.
Que ideias de liberdade são encontradas
nas propagandas de bebidas, carros e motos veiculadas na mídia? (SEED-Pr, 2006, p. 151).
As propagandas que
usam o tema da liberdade para a venda de seus produtos apresentam a ideia que
as pessoas que consumirem estes produtos terão autonomia e liberdade para fazer
o que quiserem, como quiserem e quando quiserem, induzindo os consumidores e as
pessoas que veem estas propagandas ao erro do uso da liberdade e não mostrando
as consequências do excesso desta. Elas não mostram que, dentro da nossa sociedade,
exercemos a nossa liberdade dentro de condições que são chamada de regras,
costumes ou leis.
3.
Diante de tantas
ideias de liberdade, somos livres? Explique. (SEED-Pr, 2006, p. 151).
Não somos
totalmente livres, até porque nossa prórpia condição humana não nos permite. E,
dentro da sociedade, foram criadas regras para que seja feita o controle
social, visando que as pessoas respeitem-se e vivam de forma a não ultrapassar
os limites da liberdade das outras pessoas. Por outro lado, temos a liberdade
de escolha do que fazer, como fazer e quando fazer, só lembrando que alguns
destes atos podem ou ter consegquências dentro da sociedade.
4.
Elabore um
texto que discuta os conceitos: consciência, liberdade, responsabilidade e
determinismo. Caso precisar, pesquise, pesquise, pesquise... e pesquise mais! (SEED-Pr, 2006, p. 151).
Resposta pessoal
do aluno.
Mandar os seguntes
links para eles:
Determinismo: https://www.youtube.com/watch?v=uZZk67WjsEM
Livre-arbitrio: https://www.youtube.com/watch?v=z-ATdBKNErM
5.
Enfim, após leituras e pesquisas, responda
a essa questão
ultra-mega-fácil: quem é você?
Resposta pessoal
do aluno.
ATIVIDADES – MÃO NA MASSA
Leia o trecho a
seguir e responda às questões 1, 2 e 3.
“O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada, pois cada qual pensa estar tão bem provido
dele, que mesmo os que são mais difíceis de contentar
em qualquer outra coisa não costumam desejar tê-lo mais do que o têm. E não é verossímil que todos se enganem
a tal respeito;
mas isso antes testemunha
que o poder de bem julgar e distinguir
o verdadeiro do falso, que é propriamente o que se denomina
bom senso ou a razão, é naturalmente igual em todos os homens; e, destarte, que a diversidade de nossas opiniões
não provém do fato de serem mais uns racionais do que outros, mas somente de conduzirmos nosso pensamentos por vias diversas e não considerarmos as mesmas coisas. Pois não é
suficiente ter o espírito bom, o principal
é aplicá-lo bem.” (DESCARTES, R. Discurso do Método. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 29).
1.
O que todos
os seres humanos
possuem em comum?
O que nos difere de outros seres
vivos é a nossa capacidade de pensar (a inteligência) executar tarefas, colocar
em prática. A inteligência é a nossa semelhança com os outros seres humanos.
2.De acordo com Descartes, por que as pessoas possuem
opiniões diversas?
Na visão de Descartes, não existe pessoas mais racionais do que
a outra, ou seja, todos tem a mesma essência o q muda é a maneira de pensar de
cada um.
3.A partir
do pensamento cartesiano, o que distingue as pessoas entre
si?
As coisas que distinguem as pessoas
entre si estão ligadas especialmente a sua capacidade racional. É habilidade
de se entender como parte do mundo, enquanto ser consciente, que me faz
diferente do outro que se coloca da mesma maneira, por meio do raciocínio
lógico.
4.Pesquise as ideias do filósofo francês René Descartes e produza
um texto refletindo de que modo a Fenomenologia se opõe ou critica a visão racionalista de Descartes. (SEED-Pr, 2006, p. 325).
está relacionada
a o entendimento que vai muito além da escrita.
5. Pesquise sobre Ludologia e o livro Homo Ludens
escrito por Huizinga… Você vai ver o quanto a nossa vida se assemelha a um
jogo… (+ 1 EXTRA LIFE pra você caso faça a pesquisa, combinado?). Anote
suas impressões.
Pessoal do aluno
ATIVIDADES – MÃO NA MASSA
1.
Faça uma pesquisa na internet e encontre definições
e usos em textos ou exercícios
dos seguintes termos:
juízo, premissa, argumento, proposição, conclusão, sofisma e silogismo.
(SEED- Pr, 2006, p. 78).
·
Entende-se
por juízo qualquer tipo de afirmação ou negação entre duas ideias ou
dois conceitos. Ao afirmarmos, por exemplo, que “este livro é
de filosofia”, acabamos de formular um juízo. O enunciado verbal de
um juízo é denominado proposição ou premissa.
·
Na lógica e
na filosofia um argumento é um conjunto de uma ou mais
sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda,
premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como
conclusão.
·
Proposição. Proposição é
um termo usado em lógica para descrever o conteúdo de asserções. ... Na lógica
aristotélica uma proposição é um tipo particular de sentença, a
saber, aquela que afirma ou nega um predicado de um sujeito.
·
Premissa significa a proposição, o
conteúdo, as informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para
um estudo que levará a uma conclusão. Uma dada fórmula pode ou não ser
conclusão de uma dada coleção de premissas. Isto depende da Lógica
ou do sistema lógico considerado.
·
Na lógica e na filosofia um argumento é
um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições,
ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como
conclusão
·
Conclusão: É consequência necessária da premissa.
Sabemos que argumentos são raciocínios lógicos, que podem ser corretos ou
incorretos. Todo raciocínio dedutivo envolve pelo menos uma premissa e
uma conclusão. Há argumentos formados por apenas uma premissa e uma
conclusão.
·
Sofisma
ou sofismo em filosofia, é um raciocínio ou falácia se chama a uma refutação
aparente, refutação sofística e também a um silogismo aparente, ou silogismo
sofístico, mediante os quais se quer defender algo falso e confundir o
contraditor.
·
Com origem na palavra grega
"syllogismos", que significa "conclusão" ou
"inferência", um Silogismo é um tipo de argumento
lógico que aplica o raciocínio dedutivo para extrair uma conclusão de duas ou
mais proposições, que se supõe sejam verdadeiras
2.
(Vunesp/TJ-SP – 2017) Sabendo
que é verdadeira a afirmação “Todos os alunos
de Fulano foram aprovados no concurso”, então
é necessariamente verdade:
a) Fulano não
foi aprovado no concurso.
b)
Fulano foi aprovado no concurso.
c) Se Roberto não é aluno
de Fulano, então
ele não foi aprovado no concurso.
Como Carlos não foi aprovado, ele NÃO pode mesmo ser aluno de Fulano
(pois todos os alunos de Fulano foram aprovados). Este é o gabarito.
d)
Se Carlos não foi aprovado no concurso, então
ele não é aluno de Fulano.
e)
Se Elvis foi aprovado
no concurso, então
ele é aluno de Fulano.
3.
Três homens, Luís, Carlos
e Paulo, são casados com Lúcia, Patrícia
e Maria, mas não sabemos quem é casado com quem. Eles trabalham com engenharia, Advocacia e Medicina, mas também
não sabemos quem faz o quê. Com base nas dicas abaixo, tente descobrir o nome
de cada esposa e a profissão de cada um.
a) O médico é casado
com Maria. b) Paulo é advogado.
c) Patrícia
não é casada com Paulo. d) Carlos
não é médico.
Carlos é casado com Maria e é Médico.
Paulo é casado com Patrícia e é Advogado.
Luis é casado com Lúcia e é Engenheiro
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