quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Gabarito Pet. Filosofia Volume 1 - 2º Ano do Ensino Médio

 Este gabarito foi elaborado por um grupo de professores. Forte Abraço

PRIMEIRA SEMANA

1.                                                      Faça uma entrevista com três pessoas (por favor: virtualmente, à distância, tá?) e pergunte: (SEED-Pr, 2006, p. 20) Resposta pessoal do aluno, mas você poderá dar orientações e suporte para que ele atinja o resultado esperado na resposta

 

a)   O que elas entendem por mito? Resposta pessoal do aluno

b)   Quais são os mitos que elas conhecem? Resposta pessoal do aluno

c)   Relate, por escrito, o mito que mais chamou a sua atenção. Resposta pessoal do aluno

 

2. Construa duas colunas formulando uma explicação mítica à esquerda e outra racional à direita sobre um determinado fenômeno natural elencando, comparativamente, suas características. (SEED-Pr,2006, p. 20)

EXPLICAÇÃO MÍTICA

EXPLICAÇÃO RACIONAL

O pensamento mitológico foi criado no período pré-socrático onde ele explica questões de várias áreas focando em ideias divinas e sobrenaturais, visto que é uma tradição religiosa cultural. A consequência negativa estava baseada no motivo real do homem não ser estudado e nessa condição o homem vivia na ignorância.

Podemos citar, como exemplo, a explicação para a chuva.

Dentro da Filosofia Grega a chuva era uma espécie de “Castigo” de Zeus para os homens.

Já na filosofia Nórdica, temos como exemplo deus Thor e a sua filha Thrud. Quando ela estava irritada, havia nuvens negras e chuva.

Indicamos a série “Ragnarok” disponível na Netflix.

 

É a busca por explicações da realidade que se encontra dentro do mundo e não em uma dimensão sobrenatural e inacessível.

No exemplo anterior falamos da explicação mitológica da chuva.

A explicação racional da chuva é provada pelas e ciências e ocorre: 1º - A água, quando é aquecida (pelo Sol ou outro processo de aquecimento), evapora e se transforma em vapor de água; 2º - Este vapor de água se mistura com o ar e, como é mais leve, começa a subir; 3º - Formam-se as nuvens carregadas de vapor de água (quando mais escura é a nuvem mais carregada de vapor de água condensado);  

4º - Ao atingir altitudes elevadas ou encontrar massas de ar frias, o vapor de água condensa, transformando-se novamente em água;  

5º - Como é pesada e não consegue sustentar-se no ar, a água acaba caindo em forma de chuva. (fonte: https://www.suapesquisa.com/geografia/chuva.htm)

 

 

2.   Existe relação entre mito e realidade? (SEED-Pr, 2006, p. 22).

Depende.

Os mitos foram criados em forma de narrativa para justificar como nasceram todas as coisas, pois, naquela realidade, eles tinham um mundo a vista deles e não havia como explicar todas as coisas que haviam no mundo. Desta forma criou-se o poeta rapsodo porque ele tinha autoridade e conhecimento dos deuses, por meio de relato dos próprios deuses, aquela realidade ou o momento vivido.

Hoje o mito ainda ocupa um espaço dentro das diversas sociedades, como na forma de manifestação da fé de determinadas pessoas, ou como maneira de esclarecer aquilo que não é explicável pelas ciências, ou, ainda, na criação de seres super poderosos, como a exemplo das super heróis dos filmes e séries.

Mas também existem pessoas em nossa sociedade que não acreditam em deuses e/ou religiões ou super heróis, sendo conhecidos agnósticos.

 

4. Qual a finalidade dos mitos para a humanidade? E, a partir disso, pense e registre o que pode significar a popularidade dos super-heróis hoje em nossa sociedade. (SEED-Pr, 2006, p. 22).

O mito tem como o objetivo principal ensinar algo a alguém. Assim, desde o período grego onde era amplamente utilizado com Paideia, ele movimenta, acalma e convida as pessoas a reflexão.

Desta maneira, os heróis em nossa sociedade, foram e são criados para nos transmitirem ideias e valores positivos ou são criados os vilões para nos trazem valores visto como negativos para mostrar a ideia de punição ou para a proteção.

 

 

5. Após compreender a definição de mitologia, filosofia e ciência, explique as diferenças entre esses três domínios.

a) Mito: narrativas que contavam histórias para que as pessoas pudessem ver e compreender melhor o mundo.

b) Filosofia: Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

c) Ciências: Ciência representa todo o conhecimento adquirido através do estudo (epistemologia), pesquisa ou da prática (teoria), baseado em princípios certos. Esta palavra deriva do latim scientia, cujo significado é "conhecimento" ou "saber" para chegar-se à verdade desejada.

Fontes:

https://www.significados.com.br/ciencia/

https://www.significados.com.br/filosofia/

 

 

SEGUNDA SEMANA

 

1.                                    A exemplo da angústia e desamparo, próprios de existencialismo, que outros sentimentos podem ser identificados na realidade dos jovens do século XXI? (SEED-Pr, 2006, p. 151).

 

Levando em consideração as definições de existencialismo e de angustia apresentados no inicio da semana 2, no cenário atual, os sentimentos apresentados pelo jovens do século XXI, os jovens sentem-se desamparados, em desconhecimento do que ele próprio são, buscar do ter (financeiro) e, ainda, somada a toda esta carga sentimental, é somada a mudança hormonal que podem leva-lo a uma angustia ainda maior e até mesmo a depressão.

 

2.                                       Que ideias de liberdade são encontradas nas propagandas de bebidas, carros e motos veiculadas na mídia? (SEED-Pr, 2006, p. 151).

 

As propagandas que usam o tema da liberdade para a venda de seus produtos apresentam a ideia que as pessoas que consumirem estes produtos terão autonomia e liberdade para fazer o que quiserem, como quiserem e quando quiserem, induzindo os consumidores e as pessoas que veem estas propagandas ao erro do uso da liberdade e não mostrando as consequências do excesso desta. Elas não mostram que, dentro da nossa sociedade, exercemos a nossa liberdade dentro de condições que são chamada de regras, costumes ou leis.

 

3.    Diante de tantas ideias de liberdade, somos livres? Explique. (SEED-Pr, 2006, p. 151).

Não somos totalmente livres, até porque nossa prórpia condição humana não nos permite. E, dentro da sociedade, foram criadas regras para que seja feita o controle social, visando que as pessoas respeitem-se e vivam de forma a não ultrapassar os limites da liberdade das outras pessoas. Por outro lado, temos a liberdade de escolha do que fazer, como fazer e quando fazer, só lembrando que alguns destes atos podem ou ter consegquências dentro da sociedade.

 

4.                                       Elabore um texto que discuta os conceitos: consciência, liberdade, responsabilidade e determinismo. Caso precisar, pesquise, pesquise, pesquise... e  pesquise  mais! (SEED-Pr, 2006, p. 151).

 

Resposta pessoal do aluno.

Mandar os seguntes links para eles:

Determinismo: https://www.youtube.com/watch?v=uZZk67WjsEM

 

Livre-arbitrio: https://www.youtube.com/watch?v=z-ATdBKNErM

 

5.    Enfim, após leituras e pesquisas, responda a essa questão ultra-mega-fácil: quem é você?

Resposta pessoal do aluno.

 

 

                                      ATIVIDADES MÃO NA MASSA                               

Leia o trecho a seguir e responda às questões 1, 2 e 3.

 

“O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada, pois cada qual pensa estar tão bem provido dele, que mesmo os que são mais difíceis de contentar em qualquer outra coisa não costumam desejar tê-lo mais do que o têm. E não é verossímil que todos se enganem a tal respeito; mas isso antes testemunha que o poder de bem julgar e distinguir o verdadeiro do falso, que é propriamente o que se denomina bom senso ou a razão, é naturalmente igual em todos os homens; e, destarte, que a diversidade de nossas opiniões não provém do fato de serem mais uns racionais do que outros, mas somente de conduzirmos nosso pensamentos por vias diversas e não considerarmos as mesmas coisas. Pois não é suficiente ter o espírito bom, o principal é aplicá-lo bem.” (DESCARTES, R. Discurso do Método. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 29).

 

 


1.                O que todos os seres humanos possuem em comum?

O que nos difere de outros seres vivos é a nossa capacidade de pensar (a inteligência) executar tarefas, colocar em prática. A inteligência é a nossa semelhança com os outros seres humanos.

 

2.De acordo com Descartes, por que as pessoas possuem opiniões diversas?

Na visão de Descartes, não existe pessoas mais racionais do que a outra, ou seja, todos tem a mesma essência o q muda é a maneira de pensar de cada um.

 

3.A partir do pensamento cartesiano, o que distingue as pessoas entre si?

As coisas que distinguem as pessoas entre si estão ligadas especialmente a sua capacidade racional. É habilidade de se entender como parte do mundo, enquanto ser consciente, que me faz diferente do outro que se coloca da mesma maneira, por meio do raciocínio lógico.

 

4.Pesquise as ideias do filósofo francês René Descartes e produza um texto refletindo de que modo a Fenomenologia se opõe ou critica a visão racionalista de Descartes. (SEED-Pr, 2006, p. 325).

está  relacionada  a o entendimento que vai muito além da escrita.

 

5. Pesquise sobre Ludologia e o livro Homo Ludens escrito por Huizinga… Você vai ver o quanto a nossa vida se assemelha a um jogo… (+ 1 EXTRA LIFE pra você caso faça a pesquisa, combinado?). Anote suas impressões.

Pessoal do aluno

 

 

 

                                      ATIVIDADES MÃO NA MASSA                               

 

1.    Faça uma pesquisa na internet e encontre definições e usos em textos ou exercícios dos seguintes termos: juízo, premissa, argumento, proposição, conclusão, sofisma e silogismo. (SEED- Pr, 2006, p. 78).

·         Entende-se por juízo qualquer tipo de afirmação ou negação entre duas ideias ou dois conceitos. Ao afirmarmos, por exemplo, que “este livro é de filosofia”, acabamos de formular um juízo. O enunciado verbal de um juízo é denominado proposição ou premissa.

·         Na lógica e na filosofia um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão.

·         Proposição. Proposição é um termo usado em lógica para descrever o conteúdo de asserções. ... Na lógica aristotélica uma proposição é um tipo particular de sentença, a saber, aquela que afirma ou nega um predicado de um sujeito.

·         Premissa significa a proposição, o conteúdo, as informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão. Uma dada fórmula pode ou não ser conclusão de uma dada coleção de premissas. Isto depende da Lógica ou do sistema lógico considerado.

·         Na lógica e na filosofia um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão

·         Conclusão: É consequência necessária da premissa. Sabemos que argumentos são raciocínios lógicos, que podem ser corretos ou incorretos. Todo raciocínio dedutivo envolve pelo menos uma premissa e uma conclusão. Há argumentos formados por apenas uma premissa e uma conclusão.

·         Sofisma ou sofismo em filosofia, é um raciocínio ou falácia se chama a uma refutação aparente, refutação sofística e também a um silogismo aparente, ou silogismo sofístico, mediante os quais se quer defender algo falso e confundir o contraditor.

·         Com origem na palavra grega "syllogismos", que significa "conclusão" ou "inferência", um Silogismo é um tipo de argumento lógico que aplica o raciocínio dedutivo para extrair uma conclusão de duas ou mais proposições, que se supõe sejam verdadeiras

2.     (Vunesp/TJ-SP 2017) Sabendo que é verdadeira a afirmação “Todos os alunos de Fulano foram aprovados no concurso”, então é necessariamente verdade:

a)   Fulano não foi aprovado no concurso.

b)   Fulano foi aprovado no concurso.

c)    Se Roberto não é aluno de Fulano, então ele não foi aprovado no concurso.

Como Carlos não foi aprovado, ele NÃO pode mesmo ser aluno de Fulano (pois todos os alunos de Fulano foram aprovados). Este é o gabarito.

d)   Se Carlos não foi aprovado no concurso, então ele não é aluno de Fulano.

e)   Se Elvis foi aprovado no concurso, então ele é aluno de Fulano.

 

3.    Três homens, Luís, Carlos e Paulo, são casados com Lúcia, Patrícia e Maria, mas não sabemos quem é casado com quem. Eles trabalham com engenharia, Advocacia e Medicina, mas também não sabemos quem faz o quê. Com base nas dicas abaixo, tente descobrir o nome de cada esposa e a profissão de cada um.

 

a) O médico é casado com Maria.                      b) Paulo é advogado.

c) Patrícia não é casada com Paulo.                  d) Carlos não é médico.

 

Carlos é casado com Maria e é Médico.

Paulo é casado com Patrícia e é Advogado.

Luis é casado com Lúcia e é Engenheiro

 

 


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