segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Violência dentro do ambiente escolar e propostas de projetos de intervenção


Abordar a questão da violência no ambiente educacional não é fácil, pois são vários os fatores que o influenciam. Outro fator de interferência é o comportamento/postura dos profissionais de educação quando a violência se exterioriza dentro da escola.
Existem várias estratégias que podem ser tomadas para reduzir ou até minimizar a questão da violência dentro do ambiente escolar. Aqui no Estado de Minas Gerais, por exemplo, este assunto virou a Lei 23366, de 25/07/2019[1], acesso em 02 de outro de 2019.
Este projeto aborda os principais tipos de violência e as propostas que deverão ser abordadas a nível Estadual, vejamos o seu resumo:

“Proposição lista tipos de violência abrangidos
O projeto, que institui a política de promoção da paz escolar nos estabelecimentos de ensino vinculados ao Sistema Estadual de Educação, lista os tipos de violência na escola abrangidos pela norma, entre os quais intimidação física ou moral e bullying.
Já as diretrizes contemplam, entre outras, a valorização do protagonismo juvenil e o compartilhamento de responsabilidades entre a área da educação e as polícias, órgãos de defesa social e o Poder Judiciário.
Entre os objetivos da proposta, figura o fortalecimento do papel social da escola na promoção da paz, da cidadania, da solidariedade, da tolerância e do respeito ao pluralismo e à diversidade étnica e cultural. Os instrumentos previstos englobam pesquisas e atendimento psicológico.”[2]

Portanto, devemos criar um projeto que institua a política da promoção da paz dentro da escola, trabalhar os vário tipos de violência em oficinas, valorizar o protagonismo juvenil e fortalecer o papel da escola como propagador da paz.
Quanto a questão do papel social do professor é observada que o professor tem um papel ativo na no desenvolvimento de atitudes e valores que ajudem diretamente na vida de cada aluno, pois é ele quem faz a ponte entre o aluno e a escola o ajuda em seu desenvolvimento de aprendizagem.
Neste sentido, é um complexo analisar sua postura diante desta sociedade, uma vez que o seu trabalha, na sociedade, é pouco atraente e financeiramente desvalorizado.
Mesmo assim, o seu pape dentro da sociedade de fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária. Mas para que o profissional de educação seja valorizado e tenha o seu papel social seja respeitado é necessário que sua remuneração seja apropriada, que o governo incentive mais cursos de capacitação voltados para a formação de professores e mais acesso as tecnologias que possam melhorar e relacionarem-se com a prática de atividades lúdicas.


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