PROPOSTAS
DE TEMA REDAÇÃO ENEM 2019
Boa tarde! Estas são apenas
algumas propostas que eu tirei de sites da internet. As fontes estão abaixo.
São 5 temas: Evasão escolar; Violência em sala de aula (Lei de Propagação da
Paz no Ambiente Escolar); Educação como forma de combater preconceitos; Verbas
Públicas para as Instituições de Ensino Espero ter ajudado
A.
ÁREA DA EDUCAÇÃO
1. Evasão
Escolar. Assista ao vídeo motivador. Link abaixo
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base
nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto
dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa
sobre o tema “Evasão escolar no Brasil", apresentando proposta
de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e
relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista.
Texto I
A porcentagem de jovens que concluem o Ensino Médio na idade certa
– até os 17 anos – aumentou em 10 anos, passando de 5%, em 2004, para 19%, em
2014. Os dados estão em um estudo do Instituto Unibanco, feito com base nos
últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Há, no
entanto, 1,3 milhão de jovens entre 15 e 17 anos que deixaram a escola sem
concluir os estudos, dos quais 52% não concluíram sequer o ensino fundamental.
O estudo"Aprendizagem em Foco", divulgado nesta semana, mostra que, quanto maior a renda, mais os estudantes avançam nos estudos. Entre aqueles que concluíram o Ensino Médio na idade correta, a média de renda familiar por pessoa é R$ 885. Entre os que não terminaram o Ensino Fundamental, a média cai para R$ 436. O ingresso no mundo do trabalho e a gravidez na adolescência estão entre os fatores que levam os jovens a deixar a escola.
(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-02/13-milhao-de-jovens-entre-15-e-17-anos-abandonam-escola-diz-estudo - Acesso em: 1 set. 2017).
O estudo"Aprendizagem em Foco", divulgado nesta semana, mostra que, quanto maior a renda, mais os estudantes avançam nos estudos. Entre aqueles que concluíram o Ensino Médio na idade correta, a média de renda familiar por pessoa é R$ 885. Entre os que não terminaram o Ensino Fundamental, a média cai para R$ 436. O ingresso no mundo do trabalho e a gravidez na adolescência estão entre os fatores que levam os jovens a deixar a escola.
(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-02/13-milhao-de-jovens-entre-15-e-17-anos-abandonam-escola-diz-estudo - Acesso em: 1 set. 2017).
Texto II
O problema da evasão escolar preocupa a escola e seus
representantes, ao perceber alunos com pouca vontade de estudar, ou com
importantes atrasos na sua aprendizagem. Os esforços que a escola, na pessoa da
direção, equipe pedagógica e professores fazem para conseguir a frequência e
aprovação dos alunos não asseguram a permanência deles na escola. Pelo
contrário, muitos desistem.
Nesse sentido, é preciso considerar que a evasão escolar é uma situação problemática, que se produz por uma série de determinantes.
Entender e interferir positivamente no processo da evasão escolar é um desafio que exige uma postura de desconstrução das verdades construídas pelos leitores, assumindo assim uma atitude reflexiva diante dos conhecimentos prévios acerca da evasão escolar.
(Disponível em: http://www.educacao.go.gov.br/imprensa/documentos/Arquivos/15%20-%20Manual%20de%20Gest%C3%A3o%20Pedag%C3%B3gico%20e%20Administrativo/2.10%20Combate%20%C3%A0%20evas%C3%A3o/EVAS%C3%83O%20ESCOLAR%20-%20CAUSAS%20E%20CONSEQU%C3%8ANCIAS.pdf - Acesso em: 1 set. 2017).
Nesse sentido, é preciso considerar que a evasão escolar é uma situação problemática, que se produz por uma série de determinantes.
Entender e interferir positivamente no processo da evasão escolar é um desafio que exige uma postura de desconstrução das verdades construídas pelos leitores, assumindo assim uma atitude reflexiva diante dos conhecimentos prévios acerca da evasão escolar.
(Disponível em: http://www.educacao.go.gov.br/imprensa/documentos/Arquivos/15%20-%20Manual%20de%20Gest%C3%A3o%20Pedag%C3%B3gico%20e%20Administrativo/2.10%20Combate%20%C3%A0%20evas%C3%A3o/EVAS%C3%83O%20ESCOLAR%20-%20CAUSAS%20E%20CONSEQU%C3%8ANCIAS.pdf - Acesso em: 1 set. 2017).
Texto III
Dentre os motivos alegados pelos pais ou responsáveis para a
evasão dos alunos, são mais frequentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental
(1ª a 4ª séries/1º ao 9º ano) os seguintes: escola distante de casa, falta de
transporte escolar, não ter adulto que leve até a escola, falta de interesse e
ainda doenças/dificuldades dos alunos.
Ajudar os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar, falta de interesse e proibição dos pais de ir à escola são motivos mais frequentes alegados pelos pais a partir dos anos finais do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e pelos próprios alunos no Ensino Médio. Cabe lembrar que, segundo a legislação brasileira, o Ensino Fundamental é obrigatório para as crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, sendo responsabilidade das famílias e do Estado garantir a eles uma educação integral.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um número elevado de faltas sem justificativa e a evasão escolar ferem os direitos das crianças e dos adolescentes. Nesse sentido, cabe a instituição escolar valer-se de todos os recursos dos quais disponha para garantir a permanência dos alunos na escola. Prevê ainda a legislação que esgotados os recursos da escola, a mesma deve informar o Conselho Tutelar do Município sobre os casos de faltas excessivas não justificadas e de evasão escolar, para que o Conselho tome as medidas cabíveis.
(Disponível em http://www.infoescola.com/educacao/evasao-escolar/ - Acesso em: 1 set. 2017).
Ajudar os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar, falta de interesse e proibição dos pais de ir à escola são motivos mais frequentes alegados pelos pais a partir dos anos finais do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e pelos próprios alunos no Ensino Médio. Cabe lembrar que, segundo a legislação brasileira, o Ensino Fundamental é obrigatório para as crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, sendo responsabilidade das famílias e do Estado garantir a eles uma educação integral.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um número elevado de faltas sem justificativa e a evasão escolar ferem os direitos das crianças e dos adolescentes. Nesse sentido, cabe a instituição escolar valer-se de todos os recursos dos quais disponha para garantir a permanência dos alunos na escola. Prevê ainda a legislação que esgotados os recursos da escola, a mesma deve informar o Conselho Tutelar do Município sobre os casos de faltas excessivas não justificadas e de evasão escolar, para que o Conselho tome as medidas cabíveis.
(Disponível em http://www.infoescola.com/educacao/evasao-escolar/ - Acesso em: 1 set. 2017).
2.
Violência em Sala de
Aula (Projeto Propagação da Paz no Ambiente escolar)
Abordar a questão da violência no ambiente
educacional não é fácil, pois são vários os fatores que o influenciam. Outro
fator de interferência é o comportamento/postura dos profissionais de educação
quando a violência se exterioriza dentro da escola.
Existem várias estratégias que podem ser
tomadas para reduzir ou até minimizar a questão da violência dentro do ambiente
escolar. Aqui no Estado de Minas Gerais, por exemplo, este assunto virou a Lei 23366, de 25/07/2019[1], acesso em 02 de outro de 2019.
Este projeto
aborda os principais tipos de violência e as propostas que deverão ser
abordadas a nível Estadual, vejamos o seu resumo:
“Proposição lista tipos de violência
abrangidos
O
projeto, que institui a política de promoção da paz escolar nos
estabelecimentos de ensino vinculados ao Sistema Estadual de Educação, lista os
tipos de violência na escola abrangidos pela norma, entre os quais intimidação
física ou moral e bullying.
Já
as diretrizes contemplam, entre outras, a valorização do protagonismo juvenil e
o compartilhamento de responsabilidades entre a área da educação e as polícias,
órgãos de defesa social e o Poder Judiciário.
Entre
os objetivos da proposta, figura o fortalecimento do papel social da escola na
promoção da paz, da cidadania, da solidariedade, da tolerância e do respeito ao
pluralismo e à diversidade étnica e cultural. Os instrumentos previstos
englobam pesquisas e atendimento psicológico.”[2]
Portanto, devemos criar um projeto que institua
a política da promoção da paz dentro da escola, trabalhar os vários tipos de
violência em oficinas, valorizar o protagonismo juvenil e fortalecer o papel da
escola como propagador da paz.
Quanto a questão do papel social do professor é
observada que o professor tem um papel ativo na no desenvolvimento de atitudes
e valores que ajudem diretamente na vida de cada aluno, pois é ele quem faz a
ponte entre o aluno e a escola o ajuda em seu desenvolvimento de aprendizagem.
Neste sentido, é um complexo analisar sua
postura diante desta sociedade, uma vez que o seu trabalha, na sociedade, é
pouco atraente e financeiramente desvalorizado.
Mesmo assim, o seu pape dentro da sociedade de
fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária.
Mas para que o profissional de educação seja valorizado e tenha o seu papel
social seja respeitado é necessário que sua remuneração seja apropriada, que o
governo incentive mais cursos de capacitação voltados para a formação de
professores e mais acesso as tecnologias que possam melhorar e relacionarem-se
com a prática de atividades lúdicas.
3. Educação
como forma de combater preconceitos.
Este texto serve apenas como referencial.
Combate a preconceito contra nordestinos precisa começar em casa e
na escola
4. Verbas
Públicas para as instituições de ensino. Sem material
5. Educação
à distância. Assista ao vídeo motivador. Link abaixo
[2]
Disponível em https://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2019/05/29_comis_educacao_debate_projeto_paz_na_escola.html.
Acesso em 02 de outubro de 2019.
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