sábado, 12 de outubro de 2019

Inclusão de alunos especiais em salas de aula regulares

• Por que colocaram o aluno deficiente no ensino regular?
• Não seria melhor para ele permanecer na classe especial, pois lá há professores especializados que saberão como ensiná-lo? 

• Meus alunos “normais” não serão prejudicados se colocados com um aluno deficiente?
Bom, irei elaborar o texto conforme minha própria vivência pessoal com relação a inclusão de alunos com deficiência em salas de aula regulares.
Colocar os alunos que apresentam algum tipo de deficiência no ensino regular foi avança para ambas as partes, porque os alunos que não apresentam deficiência passam a ter um contato com aqueles que não possuem o que os tornam mais humanitários. Em contra partida os alunos que apresentam alguma deficiência desenvolvem melhor o seu cognitivo e passa a fazer o processo de socialização secundária.
Quanto a classe especial é complicado demais. O professor regente de turmas, na maioria das vezes, não tem formação especifica para saber como lidar com as mais variadas formas de deficiência, o que, pode ser, que deixe a desejar com relação as habilidades e competências que aquele aluno poderia conquistar. Isto fica na responsabilidade do professor de apoio, o qual, mesmo sem saber aquele determinado conteúdo, acaba por criar, em vários casos, conteúdos para o aluno. Isto é uma das falhas que este sistema possui na prática. O certo, era o professor de apoio realmente apoiar e o professor elaborar as atividades conforme a necessidade do aluno, mas com dito a cima, por falta de formação e de informação isto não acontece e é onde gera o questionamento sobre se é melhor incluir o aluno em sala regular ou ter uma turma especial.
Para finalizar, incluir alunos com deficiências com os que não tem é uma das melhores práticas do mundo, pois torna os alunos mais humanos, sensíveis e dispostos a ajudarem o próximo. Claro que existe exceções, porém para a maioria isto é benéfico.

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