• Por que colocaram o aluno deficiente no
ensino regular?
• Não seria melhor para ele permanecer na
classe especial, pois lá há professores especializados que saberão como
ensiná-lo?
• Meus alunos “normais” não serão prejudicados se colocados com um aluno deficiente?
Bom, irei elaborar o texto
conforme minha própria vivência pessoal com relação a inclusão de alunos com deficiência
em salas de aula regulares.
Colocar os alunos que
apresentam algum tipo de deficiência no ensino regular foi avança para ambas as
partes, porque os alunos que não apresentam deficiência passam a ter um contato
com aqueles que não possuem o que os tornam mais humanitários. Em contra
partida os alunos que apresentam alguma deficiência desenvolvem melhor o seu
cognitivo e passa a fazer o processo de socialização secundária.
Quanto a classe especial é
complicado demais. O professor regente de turmas, na maioria das vezes, não tem
formação especifica para saber como lidar com as mais variadas formas de deficiência,
o que, pode ser, que deixe a desejar com relação as habilidades e competências que
aquele aluno poderia conquistar. Isto fica na responsabilidade do professor de
apoio, o qual, mesmo sem saber aquele determinado conteúdo, acaba por criar, em
vários casos, conteúdos para o aluno. Isto é uma das falhas que este sistema
possui na prática. O certo, era o professor de apoio realmente apoiar e o
professor elaborar as atividades conforme a necessidade do aluno, mas com dito
a cima, por falta de formação e de informação isto não acontece e é onde gera o
questionamento sobre se é melhor incluir o aluno em sala regular ou ter uma
turma especial.
Para finalizar, incluir
alunos com deficiências com os que não tem é uma das melhores práticas do
mundo, pois torna os alunos mais humanos, sensíveis e dispostos a ajudarem o
próximo. Claro que existe exceções, porém para a maioria isto é benéfico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário