domingo, 10 de março de 2013

Pós EE: Desafio - Justificar a mudança de projeto ambiental



 Diante de todos os problemas ambientais que temos cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos. A escola, como educadora e formadora de opiniões, é o local mais indicado para a formação/construção de um conhecimento que vai além dos termos utilizados na educação ambiental: a escola cria a consciência ambiental. Por isto precisamos trabalhar no sentido de envolver nossos alunos e todo o corpo docente para que esta situação seja modificada, transformados velhos hábitos em hábitos saudáveis e ecologicamente corretos.
Primeiro tópico do nosso projeto é o lixo. Olhando para uma perspectiva mais moderna, o que podemos fazer para atualizar este tema? Sempre falamos muito do problema, mas será que já questionamos formas de solucioná-lo de maneira prática que todos possam fazer? Um exemplo, que poderia ser realizado nas aulas de química, é fazer com os alunos reciclagem de papel. Assim, eles aprendem os conceitos na prática e ainda podem utilizá-lo. Segue um vídeo ilustrativo:

Desta forma possibilitamos aos alunos e aos educadores a aquisição de conhecimento e desenvolveremos habilidades, tais como: resolver problemas; mudanças de valores; e atitudes ambientais adequadas ao nosso cotidiano.
Como segundos pontos têm a questão da água. Já foram realizadas várias atividades práticas, já foram trabalhados textos e também já foram realizadas visitas as estações de tratamento. Mas, o que mais podemos fazer? Vale à pena investir no uso consciente. Só que temos que ir além, então todos nós temos que mudar nossos hábitos. Uma das propostas é mostrar para os alunos que são possíveis salvar os rios, como é possível e lugares que já tem esta prática. Segue um vídeo dos voluntários que realizam arrastão de limpeza no Rio Piracicaba: 

Também ensinar para os alunos como limpar a água: 
Um assunto que poderá ser inovador, pois muito pouco é falado sobre ele é a poluição sonora. Poucas pessoas sabem que o ruído é o que mais contribui para a poluição sonora. Escutam, mas desprezam sua origem, ou seja, que ele é originado pelo som em excesso das musicas (inclusive daquelas que são ouvidas somente em fones de ouvido), das indústrias, canteiros de obras, dos meios de transporte, etc. Os ruídos, quando observados coletivamente, produzem efeitos negativos para o sistema auditivo, e provocam alterações organicas e nos comportamentos das pessoas. A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que o som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som), porque desta forma não causa prejuízos ao ser humano. Os efeitos negativos começam após 50 db. Alguns problemas na saúde podem ocorrer de forma mediata, outros levam podem levar anos para serem notados. Como a escola trabalha com um publico jovem, uma forma de explicar sobre esta poluição é com este vídeo: 

Tanto as crianças quanto os jovens são despertados pelas imagens, por isto usar explorar mais os recurso vizuais como forma de complementação a este tema que é tão importante para a mudança de comportamento da sociedade. A escola tem por obrigação formar cidadãos conscientes, preparados para o mercado de trabalho e também para as questões globais, como agir com responsabilidade ecológica.
Portanto, as modificações nas estruturas do projeto, para sua complementação só vem reforçar aquilo que todos deverão aprender: “Pensar em sustentabilidade é pensar na família, no próximo e em você mesmo.” (Dijalma Augusto Moura).

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