sábado, 2 de março de 2013

Diário de bordo: Educação ambiental (pós ee - ufsj)


Qual a sua concepção de meio ambiente?
 
Sempre pensei que meio ambiente era tudo o que tivesse seres vivos ou não. Hoje entendo que o meio ambiente é muito mais do que um “tudo”; é composição de todo o ecossistema, com todas as suas interações e, principalmente com toda a interferência humana.
Diante disto, tenho certeza que tudo o que eu faço interfere diretamente no meio ambiente, desde uso de um sabonete ou creme dental, até o dióxido de carbono que sai das indústrias que produzem tudo aquilo que eu preciso para sobreviver.
Neste contexto, vem a questão da educação ambiental. O vídeo “a origem das coisas” faz uma reflexão importante a cerca da questão ambiental. Mostra que o nosso mundo é finito, mas que a produção, o consumo, é infinito e que se não mudarmos os nossos atos vamos esgotar o meio ambiente, o que pode ser total catástrofe.
Uma segunda reflexão importante é quanto a preservação. Como poderemos preservar o que temos? Como nos desenvolver em meio a escassez de recursos naturais?

Sustentabilidade com desenvolvimento sustentável. Neste ponto tudo bem. Mas para que esta política seja de fato executada temos que trabalhar a educação ambiental. Não só colocá-la como algo ideológico, mas sim como algo de rotina, assim como escovar os dentes, ou seja, não adianta apresentar a legislação, ou a agenda 21, é necessário trazer para a realidade das pessoas. Como fazer isto?
A interdisciplinaridade é um dos meios. As pessoas estão acostumadas a verem questões ambientais somente nas matérias de ciências. Cabe a nós, educadores romper esta barreira. Na disciplina de filosofia, por exemplo, uma das disciplinas são natureza e filosofia.  Bom, ampliei o conceito por minha conta e risco, pois acredito que trocando a palavra natureza por filosofia ambiental, os alunos enxergarão o “todo”, ou seja, além das plantas, animais, rios que o ser humano influencia em todas estas áreas. Portanto, o meio ambiente começa em mim. Como a metafísica é o estudo da essência, tenho questionado com eles como eles estão no dia-a-dia em suas casas: se ajudam na organização, na limpeza, se falam poucos palavrões (poluição sonora), etc. Eles têm gostado muito disto. Em sociologia, estamos estudando para a sociologia serve. Já coloquei para eles a questão ambiental na sociedade moderna e antiga, por exemplo. Assim eles observam o que mudou e como eles podem mudar e melhorar para a sociedade.
Como relatei no fórum, ano passado trabalhei com os alunos o vídeo “a origem das coisas”. Só que este ano quero mais. Segue um futuro plano de aula:


PLANO DE ENSINO – EDUCAÇÃO AMBIENTAL
 FILOSOFIA
PLANO DE AULA DE FILOSOFIA

Esta aula tem como público alvo alunos do Nível Médio e EJA Médio da Escola Estadual Targino Nogueira

TEMA- Educação ambiental: conscientização, dever e mudança de atitude!

OBJETIVO GERAL
Possibilitar aos alunos um contato com conceitos de Educação Ambiental, sustentabilidade e legislação específica.
CARGA HORÁRIA: 5 horas
1ª AULA:
· Acolher os aluno e entregar-lhes uma mensagem sobre o meio ambiente;
· Explicar o funcionamento do curso;
· Explicar o que é Educação Ambiental, como surgiu esta denominação e apresentar a legislação especifica sobre o assunto
· Passar o vídeo 3R = Reduzir – Reutilizar – Reciclar (http://www.youtube.com/watch?v=Xckl2WGEHXk)
· Explicar porque a base da educação ambiental começa neste tripé.
· Mostrar a importância do meio ambiente
2ª AULA:
· Questionar os alunos sobre produção e consumo;
· Falar da questão da produção do lixo, dos “lixões, aterros sanitários e reciclagem;
· Passar o vídeo “A origem das coisas” (http://www.youtube.com/watch?v=ZpkxCpxKilI);
· Propor um debate sobre o que consumismo e como as descartamos;
· Dinâmica: “Se eu quero consertar o mundo tenho que começar por mim!”.
1) Dividir em quatro grupos;
2) Dar a eles um quebrar-cabeça. De um lado tem-se a figura do nosso planeta e de outro um rosto humano;


 3) Propor que quem terminar primeiro ganhará um brinde;

4) Finalizar explicando todo o contexto da dinâmica e citar a frase de Mahatma Gandhi: “Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim.


3ª AULA
· Explicar o que é sustentabilidade e desenvolvimento sustável;
· Citar algumas empresas que já estão com esta política de desenvolvimento sustentável/sustentabilidade;
· Passar o vídeo Desenvolvimento Sustentável (http://www.youtube.com/watch?v=WYQauL2ZIJk);
· Finalizar questionando: o que nós temos feito para mudar nossas atitudes? E lembrá-los da frase da dinâmica. 



Nenhum comentário: