Qual a sua concepção de meio ambiente?
Sempre pensei que meio ambiente
era tudo o que tivesse seres vivos ou não. Hoje entendo que o meio ambiente é
muito mais do que um “tudo”; é composição de todo o ecossistema, com todas as
suas interações e, principalmente com toda a interferência humana.
Diante disto, tenho certeza que
tudo o que eu faço interfere diretamente no meio ambiente, desde uso de um
sabonete ou creme dental, até o dióxido de carbono que sai das indústrias que
produzem tudo aquilo que eu preciso para sobreviver.
Neste contexto, vem a questão da
educação ambiental. O vídeo “a origem das coisas” faz uma reflexão importante a
cerca da questão ambiental. Mostra que o nosso mundo é finito, mas que a
produção, o consumo, é infinito e que se não mudarmos os nossos atos vamos
esgotar o meio ambiente, o que pode ser total catástrofe.
Uma segunda reflexão importante é
quanto a preservação. Como poderemos preservar o que temos? Como nos
desenvolver em meio a escassez de recursos naturais?
Sustentabilidade com
desenvolvimento sustentável. Neste ponto tudo bem. Mas para que esta política seja
de fato executada temos que trabalhar a educação ambiental. Não só colocá-la
como algo ideológico, mas sim como algo de rotina, assim como escovar os
dentes, ou seja, não adianta apresentar a legislação, ou a agenda 21, é
necessário trazer para a realidade das pessoas. Como fazer isto?
A interdisciplinaridade é um dos
meios. As pessoas estão acostumadas a verem questões ambientais somente nas
matérias de ciências. Cabe a nós, educadores romper esta barreira. Na
disciplina de filosofia, por exemplo, uma das disciplinas são natureza e
filosofia. Bom, ampliei o conceito por
minha conta e risco, pois acredito que trocando a palavra natureza por
filosofia ambiental, os alunos enxergarão o “todo”, ou seja, além das plantas,
animais, rios que o ser humano influencia em todas estas áreas. Portanto, o
meio ambiente começa em mim. Como a metafísica é o estudo da essência, tenho
questionado com eles como eles estão no dia-a-dia em suas casas: se ajudam na
organização, na limpeza, se falam poucos palavrões (poluição sonora), etc. Eles
têm gostado muito disto. Em sociologia, estamos estudando para a sociologia
serve. Já coloquei para eles a questão ambiental na sociedade moderna e antiga,
por exemplo. Assim eles observam o que mudou e como eles podem mudar e melhorar
para a sociedade.
Como relatei no fórum, ano
passado trabalhei com os alunos o vídeo “a origem das coisas”. Só que este ano
quero mais. Segue um futuro plano de aula:
PLANO DE ENSINO –
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
FILOSOFIA
PLANO DE AULA DE FILOSOFIA
PLANO DE AULA DE FILOSOFIA
Esta aula tem como público alvo alunos do Nível Médio e EJA Médio da Escola Estadual Targino Nogueira
TEMA- Educação ambiental: conscientização, dever e mudança de atitude!
OBJETIVO GERAL
Possibilitar aos alunos um contato com conceitos de
Educação Ambiental, sustentabilidade e legislação específica.
CARGA HORÁRIA:
5 horas
1ª AULA:
· Acolher os aluno e entregar-lhes
uma mensagem sobre o meio ambiente;
· Explicar o funcionamento do
curso;
· Explicar o que é Educação
Ambiental, como surgiu esta denominação e apresentar a legislação especifica
sobre o assunto
· Passar o vídeo 3R = Reduzir –
Reutilizar – Reciclar (http://www.youtube.com/watch?v=Xckl2WGEHXk)
· Explicar porque a base da
educação ambiental começa neste tripé.
· Mostrar a importância do meio
ambiente
2ª AULA:
· Questionar os alunos sobre
produção e consumo;
· Falar da questão da produção do
lixo, dos “lixões, aterros sanitários e reciclagem;
· Passar o vídeo “A origem das
coisas” (http://www.youtube.com/watch?v=ZpkxCpxKilI);
· Propor um debate sobre o que
consumismo e como as descartamos;
· Dinâmica: “Se eu quero consertar
o mundo tenho que começar por mim!”.
1)
Dividir em quatro grupos;
2) Dar a
eles um quebrar-cabeça. De um lado tem-se a figura do nosso planeta e de outro
um rosto humano;
3) Propor
que quem terminar primeiro ganhará um brinde;
4) Finalizar explicando todo o
contexto da dinâmica e citar a frase de Mahatma Gandhi: “Você tem que ser o espelho da mudança que
está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim.“
3ª AULA
· Explicar o que é sustentabilidade
e desenvolvimento sustável;
· Citar algumas empresas que já
estão com esta política de desenvolvimento sustentável/sustentabilidade;
· Passar o vídeo Desenvolvimento
Sustentável (http://www.youtube.com/watch?v=WYQauL2ZIJk);
· Finalizar questionando: o que nós
temos feito para mudar nossas atitudes? E lembrá-los da frase da dinâmica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário