quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Revisão 1º ano do ensino médio e EJA de Filosofia: fonte das duas primeiras questões www.revista.vestibular.uerj.br/questao

QUESTÃO RELATIVISMO:



A abordagem apresentada no texto foi desenvolvida a partir do início do século XX e originou uma nova perspectiva das ciências sociais em relação ao estudo das culturas.
Essa perspectiva é denominada:
(A) relativismo
(B) materialismo
(C) evolucionismo
(D) etnocentrismo

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Aplicação de conceitos na análise das relações entre política, cidadania e cultura
Subitem do programa: Identidade, alteridade, etnia, raça, etnocentrismo, multiculturalismo
Objetivo: Reconhecer as características da abordagem do relativismo cultural.
Comentário da questão:
O relativismo constitui uma abordagem do fenômeno cultural que propôs a ruptura com as visões etnocêntricas até então predominantes, as quais hierarquizavam as manifestações culturais a partir de valores socialmente contextualizados. O valor de uma cultura dependia da sua avaliação pelos grupos intelectuais das nações consideradas como mais desenvolvidas. O texto aponta o caráter plural da abordagem do alemão Franz Boaz ao destacar que ele “ressaltava não haver cultura superior ou inferior”. A perspectiva de relativizar o contexto no qual a cultura de um povo está inserida é expressa pela afirmativa de que “deveriam ser considerados os fatores históricos, naturais e linguísticos que influenciavam o desenvolvimento de cada cultura”. Em virtude dessas características, a abordagem inaugurada por Boaz ficou conhecida como relativismo cultural.
Percentual de acertos: 40,15%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)


QUESTÃO ETNOCENTRISMO



O texto acima contém uma reflexão acerca de um aspecto importante das redes mundiais de produção e circulação de conhecimento.
Segundo o autor, essas redes são marcadas pelo conceito de:
(A) pluralismo
(B) autoritarismo
(C) nacionalismo
(D) etnocentrismo

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Política e Cultura
Item do programa: Aplicação de conceitos na análise das relações entre política e cultura
Subitem do programa: Etnocentrismo
Objetivo: Transferir conhecimentos acerca do conceito de etnocentrismo para sua identificação em determinada formação social.
Comentário da questão:
O etnocentrismo, nas suas múltiplas variantes, caracteriza-se principalmente pela visão autocentrada de mundo, por parte de uma determinada sociedade ou por um grupo social. Essa visão, frequentemente, leva ao estabelecimento de uma hierarquia na qual os demais grupos sociais ocupam posições inferiores.
O caso retratado no texto exemplifica esse conceito, por abordar o que seria uma postura etnocêntrica da sociedade dos Estados Unidos, na qual sua posição dominante seria evidenciada pela não utilização de um sufixo do país nos endereços eletrônicos estadunidenses.
Percentual de acertos: 22,69%
Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%)

UMA VISÃO SOBRE O QUE É COBRADO SOBRE CULTURA NA PROVA DO ENEM: disponível em http://ultimosegundo.ig.com.br/colunistas/mateusprado/cultura-e-identidade-na-prova-de-humanas-do-enem/c1597202700201.html

Como o Enem é uma prova nacional, apresenta mais questões relacionadas à cultura e identidade nacional. Qual o conjunto de valores que leva as pessoas a sentirem-se parte de um grupo? Comida, tradições, costumes, festas, entre outros. Podem aparecer análises relacionadas às questões de formação da identidade nacional, do povo brasileiro, ou às culturas regionais, como o sertanejo e o caipira. O Enem espera que o aluno compreenda a formação da identidade e da cultura dos povos e consiga interpretar criticamente documentos relacionados a estes.

De que maneira o nosso idioma, o futebol, o samba, o carnaval, além de outras manifestações culturais se constituíram, com o tempo, referenciais da nacionalidade brasileira? Quais elementos colaboraram para a construção da identidade de outras nacionalidades? Como o frevo, o bumba-meu-boi, a catira e outras expressões culturais regionais caracterizam a nação brasileira são temas recorrentes.

É importante compreender que hábitos e costumes são influenciados pela época e pelo espaço geográfico e estão diretamente relacionados a determinados contextos sociais. As culturas precisam ser compreendidas em sua diversidade e riqueza, sem que haja qualquer sentimento de superioridade por parte de uma delas.

Em algumas questões desta competência o aluno será convidado a analisar ou inter-relacionar fragmentos de documentos históricos. Também devem ser abordados alguns patrimônios culturais, materiais e imateriais, do Brasil e do mundo.

Dicas de estudo
Desenvolvendo e aprimorando habilidades e competências
1. Pensar na origem dos costumes que temos no Brasil é uma forma de reconhecer nossa diversidade cultural. Faça uma lista com costumes, tradições, comidas, festas e conhecidas obras do patrimônio artístico de cada uma das cinco regiões do Brasil.
2. Pesquise as diferenças entre patrimônio imaterial e patrimônio material. Procure conhecer os principais do Brasil e do mundo e descubra qual o significado cultural que cada um tem.
3. Assista ao documentário “O Povo Brasileiro”, baseado na obra de Darcy Ribeiro.
4. Procure identificar como a globalização possibilita trocas entre culturas diferentes e em quais locais e por que motivos a relação entre diferentes culturas tem trazido conflito.
5. Procure assistir a filmes que retratem realidades diferentes daquelas vividas por nossa sociedade ocidental. Procure-os em uma boa locadora de sua cidade.

Vamos ver, por meio de questões, como essa competência tem sido cobrada no Enem:

Exemplo 1 – Cultura e Identidade – Competência 1 de Humanas

Neste exemplo, o Enem pede que o aluno analise a prática do sepultamento em várias culturas:


Foto: Tatiana Klix
Questão da prova aplicada em 2009




As questões fúnebres e de sepultamento são fonte rica para pesquisa de como um povo se organiza social e economicamente. Na Idade Contemporânea, mais que aspectos meramente espirituais (o além vida), os sepultamentos dão uma ideia muito próxima do desenvolvimento e da higiene da população. Na cidade de São Paulo, por exemplo, os corpos eram geralmente enterrados nas igrejas (das famílias mais abastadas), nos próprios quintais caseiros (de quem podia ter uma propriedade) ou até em terrenos abandonados (os mais pobres).

Com o advento da higienização criaram-se os primeiros cemitérios públicos. Não por acaso, o primeiro cemitério público paulista surgiu no bairro de Higienópolis, ao pé da letra, cidade da higiene. Obviamente, um bairro rico, organizado (e limpo!) na área alta da cidade.

Gabarito – C

Exemplo 2 – Cultura e Identidade – Competência 1 de Humanas
Agora o Enem utiliza um texto que cita três dos mais renomados pensadores para falar sobre a formação do Brasil como nação:


Foto: Reprodução
Questão do Enem 2009





Segundo os três autores, heranças da colonização portuguesa e/ou questões internacionais ligadas a uma ordem mundial imperialista travam a possibilidade de desenvolvimento no País. O que os autores fazem, em seus textos, é demonstrar as dificuldades que o País encontra para se consolidar como nação.

Olhando só este fragmento de texto, a alternativa é B dada como correta, apontando o Brasil como a eterna esperança. O aluno poderia acertar por eliminação das alternativas ou se conseguisse compreender que a esperança apontada é a de que o Brasil se consolide como nação, que se forme como povo, e não como uma espécie de "Eterno País do futuro".

GABARITO: B

Exemplo 3 – Cultura e Identidade – Competência 1 de Humanas

Comida também é cultura. Aqui o Enem relaciona os costumes ao surgimento do feijão tropeiro:


Foto: Reprodução
Questão do Enem 2010

Nas questões deste porte compete ao aluno saber relacionar a alimentação com a região, o povo em cada época da história do Brasil. Conhecer a culinária de um povo, com suas origens históricas, é conhecê-lo melhor. Em outras oportunidades caberá ao estudante relacionar a culinária dos povos italianos, alemão e holandês no século 19 no Brasil. No exemplo citado, o aluno relaciona facilmente os tropeiros com a atividade mercantil (transporte de mercadoria), sendo ela a grande motivadora das viagens destes grupos.

Gabarito – C

Exemplo 4 – Cultura e Identidade – Competência 1 de Humanas
E olha o artesanato retratado em uma questão do Enem de Cultura e Identidade:


Foto: Reprodução
Questão da prova não aplicada em 2009

Espera-se que o aluno tenha a capacidade de notar que o barro deu origem a uma série de figuras que trajam roupas e adornos tipicamente nordestinos como o chapéu, além de notar os instrumentos musicais também típicos da região, como a sanfona e a cabaça.

Gabarito – D

A competência cobrada pelo Enem nos exemplos acima:

Competência de área 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades Lembre-se que é a partir de cada habilidade que são feitas as questões do Enem, elas são o guia do examinador na hora de fazer a questão. Confira as habilidades que são cobradas nesta competência:

H1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
H5 – Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

E, para que não fique dúvida, veja os conteúdos, relacionados a esta competência, que precisam ser conhecidos pelos alunos:

- Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade;
- Cultura Material e imaterial;
- Patrimônio e diversidade cultural no Brasil;
- História cultural dos povos africanos;
- O negro na formação da sociedade brasileira;
- História dos povos indígenas e a formação sociocultural brasileira;
- Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social

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