sábado, 29 de dezembro de 2012

Tarefa Projeto de intervenção



Olá,
Na tarefa 1 da unidade 5 do modulo 3 da pós de EE foi solicitado que: 

Faça uma proposta de intervenção na sua realidade cujos princípios sejam pautados na “Educação Empreendedora” e na “Pedagogia Empreendedora”.

Escolhi este assunto porque em várias provas de sociologia há questões com gráficos e percebi que os meus alunos tem dificuldade na sua interpretação. Já comentei com um colega professor de matemática que algo tem que ser feito para que os alunos não saiam prejudicados.
 
 Bom, vamos ver depois minha nota para ver se deu certo... BEIJOS
  

Tema: Projeto Interventivo na construção e interpretação de gráficos em questões de prova

Título: Minha vida sobre Gráficos

Proposta de Intervenção: Por meio de aulas interativas e diferenciadas, construir nos alunos o conceito de interpretação e transmissão de informações dos gráficos em questões de provas, vestibulares e ENEM.

Na maioria das questões de vestibulares e nas provas do ENEM cobra-se muito a interpreção de gráficos na resolução de exercícios. Porém, a maioria dos alunos não obtém êxito por não saber interpretá-los. Isto é facilmente identificado nas avaliações aplicadas em sala de aula onde a maioria dos alunos erra questões que contenham gráficos. Os gráficos são utilizados de maneira multidisciplinar, ou seja, não são somente utilizados na matemática, mas também são em geografia, sociologia, ciências, etc. Os alunos que obtêm êxito na resolução dos exercícios são aqueles que, ou já tiveram uma aula diferenciada e especifica sobre gráficos, ou que tem contato direto com planilhas (exemplo faz gráfico diretamente no programa Excel).
Sendo assim, diante das poucas aulas voltadas para a interpretação de gráficos e de várias matérias utilizarem questões que contenham gráficos, sugere-se que se façam as seguintes intervenções:

1)    Identificação de Gráficos: pesquisar em jornais ou revistas tipos de gráficos, que informações eles transmitem e como é sua interpretação;
2)    Escolher gráficos de barras como várias escalas e intervalos. Depois pergunte para os alunos que assunto é tratado e se o gráfico foi de interpretação fácil, média ou difícil;
3)    Propor aos alunos uma pesquisa na escola sobre algum tema. Exemplo: qual livro mais lido; qual musica mais escutadas. Dividi-los em grupos;
4)    Voltar à sala de aula, explica como eles elaboram o gráfico. Sugerir que a construção seja feita em EVA para exposição.



Nenhum comentário: