Olá,
Na tarefa 1 da unidade 5 do modulo 3 da pós de EE foi solicitado que:
Faça
uma proposta de intervenção na sua realidade cujos princípios sejam
pautados na “Educação Empreendedora” e na “Pedagogia Empreendedora”.
Escolhi este assunto porque em várias provas de sociologia há questões com gráficos e percebi que os meus alunos tem dificuldade na sua interpretação. Já comentei com um colega professor de matemática que algo tem que ser feito para que os alunos não saiam prejudicados.
Escolhi este assunto porque em várias provas de sociologia há questões com gráficos e percebi que os meus alunos tem dificuldade na sua interpretação. Já comentei com um colega professor de matemática que algo tem que ser feito para que os alunos não saiam prejudicados.
Bom, vamos ver depois minha nota para ver se deu certo... BEIJOS
Tema:
Projeto Interventivo na construção e interpretação de gráficos em questões de
prova
Título: Minha
vida sobre Gráficos
Proposta de Intervenção: Por
meio de aulas interativas e diferenciadas, construir nos alunos o conceito de
interpretação e transmissão de informações dos gráficos em questões de provas,
vestibulares e ENEM.
Na
maioria das questões de vestibulares e nas provas do ENEM cobra-se muito a
interpreção de gráficos na resolução de exercícios. Porém, a maioria dos alunos
não obtém êxito por não saber interpretá-los. Isto é facilmente identificado
nas avaliações aplicadas em sala de aula onde a maioria dos alunos erra
questões que contenham gráficos. Os gráficos são utilizados
de maneira multidisciplinar, ou seja, não são somente utilizados na matemática,
mas também são em geografia, sociologia, ciências, etc. Os alunos que obtêm
êxito na resolução dos exercícios são aqueles que, ou já tiveram uma aula
diferenciada e especifica sobre gráficos, ou que tem contato direto com
planilhas (exemplo faz gráfico diretamente no programa Excel).
Sendo assim, diante das
poucas aulas voltadas para a interpretação de gráficos e de várias matérias
utilizarem questões que contenham gráficos, sugere-se que se façam as seguintes
intervenções:
1) Identificação
de Gráficos: pesquisar em jornais ou revistas tipos de gráficos, que
informações eles transmitem e como é sua interpretação;
2) Escolher
gráficos de barras como várias escalas e intervalos. Depois pergunte para os
alunos que assunto é tratado e se o gráfico foi de interpretação fácil, média
ou difícil;
3) Propor
aos alunos uma pesquisa na escola sobre algum tema. Exemplo: qual livro mais
lido; qual musica mais escutadas. Dividi-los em grupos;
4) Voltar
à sala de aula, explica como eles elaboram o gráfico. Sugerir que a construção
seja feita em EVA para exposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário