segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Tarefa sobre: As drogas, o alcoolismo, a sexualidade e a violência.

"Eis uma questão polêmica para a qual educadores e especialistas de área da saúde em geral devem estar atentos, aliados às famílias.
Organize um texto em que você aponte como a escola e a família, integradas, podem se transformar em um contexto de estratégias preventivas para retardar ou mesmo inibir as experiências com as drogas e alcoolismo."

A adolescência é uma das fases mais complicadas da vida do ser humano. São problemas relacionados as relações afetivas, hormonais e a própria consciência do conhecimento de mundo. A escola, a família e a sociedade influenciam diretamente nas escolhas e no modo de vida dos adolescentes.
Por muitos anos a sociedade, juntamente a com as escolas, analisaram o fenômeno do consumo de drogas somente pela relação de causa X efeito sendo negligente com a sua complexibilidade. Hoje temos a visão que o uso de drogas afeta a sociedade como um todo.
Sabemos que é na adolescência que a maioria das pessoas realizam suas experiencias. Um dos locais que as crianças e adolescentes passam a maior parte do seu tempo é na escola. Lá elas estabelecem vínculos de amizades e de confiança. A escola também possui um ambiente privilegiado para reflexões e formação da consciência, além de ter um importante papel político e cultural.
Desta ideia, entende-se que não cabe somente a família proporcionar orientação e proteção as crianças e aos adolescentes quanto ao uso e consumo de drogas. A escola não só pode como deve participar de forma ativa para ajudar a diminuir os riscos e as vulnerabilidades que eles estão fora da escola visando que suas escolhas sejam feitas de forma responsável e saudável.
Como as famílias, muitas vezes, lidam com quantidade menores de crianças e adolescentes as escolas ficam em posição privilegiada para dar sua contribuição. Por isto é necessária a integração entre família e escola. Enquanto a escola pode fazer a prevenção universal de forma primárias e secundárias, que abranjam conhecimentos científico, educação afetiva, proposta de alternativas, educação para a saúde e modificação das condições de ensino, a família passar a estabelecer uma relação de autoridade que vincule ao  reestabelecimento regras e valores que estimulem a negociação, a relação de afeto que leve ao diálogo respeito e sincero e a autoridade com base na afetividade mostrando que, ao mesmo tempo que protege, estabelece limites.

Referência Bibliográfica

Brasil. Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Curso de prevenção do Uso de drogas para Educadores de Escolas Públicas/ Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Ministério da Educação. 5ª ed., atual. Brasília: Ministério da Justiça, 2012. 272 p.:il.


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