quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Atividade 01: Recurso Didático

A nossa sociedade vive na era da informação onde as mudanças e transformações acontecem em tempo real, às tecnologias mudam rápido e a inovação é o que nos motiva para buscar novas competências que acompanhem estas mudanças. Porém, dentro desta visão da tecnologia no nosso meio algumas atividades estão sendo deixadas de lado ou até mesmo esquecidas, porque, para alguns, elas não despertam mais tanto interesse quanto outras atividades, ou seja, para alguns incluir as tecnologias no ambiente escolar é mais interessante e importante do que manter as atividades lúdicas.
As atividades que envolvem as brincadeiras dentro das escolas estão cada vez menos presentes, tanto no planejamento de aula dos professores, quanto nas propostas pedagógicas. Esta constatação é fácil de ser feita, uma vez que é nítido que na maioria das escolas não existe um local para que estas atividades sejam desenvolvidas com as crianças ou com os adolescentes. Por mais que os resultados nos induzam no sentido de procurar culpados, seja eles no campo docente e discente a escola, é possível compreender que o diferencial virá de uma visão modificada, porém ela esbarra na falta de formação profissional que foque o empreendedorismo no busca por práticas e de vivencias que respeitem o ato de brincar e as mais variadas formas de desenvolvimento infantil na perceptiva da socialização dentro da cultura local e da criatividade.
Embora exista diversas formas de utilização de didáticas e de recursos pedagógicos estes devem ser trabalhados de forma a vincularem-se com a exploração de problemas significativos para os estudantes e, ao mesmo tempo, aproximando-se aos saberes escolares, observando questões que sejam relevantes e que possibilitem o desenvolvimento das competências e habilidades específicas que serão trabalhadas.
Ao escolher os materiais necessários para a elaboração dos recursos pedagógicos o professor deve, primeiramente, considerar o livro do estudante  e o manual do professor, bem como verificar se estas obras possuem materiais digitais, já que tanto os professores quanto os alunos, usam a internet com frequência e, também, porque as mídias digitais tem o objetivo de enriquecer os trabalhos, contribuir para a sua continua utilização e oferecem subsídios para o planejamento e desenvolvimento das aulas.
Dentro destes recursos também é necessário que o professor faça:
a)    Apresentação do que será trabalhado;
b)    Apresente um plano de desenvolvimento da aula;
c)    Como serão as sequencias didáticas;
d)    Fichas de acompanhamento de aprendizagem;
e)    E, quando necessário, o material audiovisual.
Assim, quanto o professor trabalha de forma diferenciada mesclando os vários recursos pedagógicos disponíveis entre o lúdico e os tecnológicos, suas aulas saíram da rotina, ficarão mais atuais e contextualizadas e os alunos desenvolverão suas habilidades de forma mais precisa e consciente.

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