A
nossa sociedade vive na era da informação onde as mudanças e transformações
acontecem em tempo real, às tecnologias mudam rápido e a inovação é o que nos
motiva para buscar novas competências que acompanhem estas mudanças. Porém,
dentro desta visão da tecnologia no nosso meio algumas atividades estão sendo
deixadas de lado ou até mesmo esquecidas, porque, para alguns, elas não
despertam mais tanto interesse quanto outras atividades, ou seja, para alguns
incluir as tecnologias no ambiente escolar é mais interessante e importante do
que manter as atividades lúdicas.
As
atividades que envolvem as brincadeiras dentro das escolas estão cada vez menos
presentes, tanto no planejamento de aula dos professores, quanto nas propostas
pedagógicas. Esta constatação é fácil de ser feita, uma vez que é nítido que na
maioria das escolas não existe um local para que estas atividades sejam desenvolvidas
com as crianças ou com os adolescentes. Por mais que os resultados nos induzam
no sentido de procurar culpados, seja eles no campo docente e discente a
escola, é possível compreender que o diferencial virá de uma visão modificada,
porém ela esbarra na falta de formação profissional que foque o
empreendedorismo no busca por práticas e de vivencias que respeitem o ato de
brincar e as mais variadas formas de desenvolvimento infantil na perceptiva da
socialização dentro da cultura local e da criatividade.
Embora
exista diversas formas de utilização de didáticas e de recursos pedagógicos
estes devem ser trabalhados de forma a vincularem-se com a exploração de
problemas significativos para os estudantes e, ao mesmo tempo, aproximando-se
aos saberes escolares, observando questões que sejam relevantes e que
possibilitem o desenvolvimento das competências e habilidades específicas que
serão trabalhadas.
Ao
escolher os materiais necessários para a elaboração dos recursos pedagógicos o
professor deve, primeiramente, considerar o livro do estudante e o manual do professor, bem como verificar
se estas obras possuem materiais digitais, já que tanto os professores quanto
os alunos, usam a internet com frequência e, também, porque as mídias digitais
tem o objetivo de enriquecer os trabalhos, contribuir para a sua continua
utilização e oferecem subsídios para o planejamento e desenvolvimento das
aulas.
Dentro
destes recursos também é necessário que o professor faça:
a)
Apresentação
do que será trabalhado;
b)
Apresente
um plano de desenvolvimento da aula;
c)
Como
serão as sequencias didáticas;
d)
Fichas
de acompanhamento de aprendizagem;
e)
E,
quando necessário, o material audiovisual.
Assim,
quanto o professor trabalha de forma diferenciada mesclando os vários recursos
pedagógicos disponíveis entre o lúdico e os tecnológicos, suas aulas saíram da
rotina, ficarão mais atuais e contextualizadas e os alunos desenvolverão suas
habilidades de forma mais precisa e consciente.
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