domingo, 1 de setembro de 2013

Diário de Bordo Elaboração e Gestão de Projetos Educacionais


Registre no seu Diário de Bordo a importância da Elaboração e Gestão de Projetos Educacionais para o sucesso da educação no Brasil e, particularmente, na escola onde você é professor (a). Esse registro pode ser oriundo das suas experiências como educador e/ou vivenciadas no decorrer deste curso.

Sempre gostei de trabalhar com projeto desde a época que ainda era aluna. Depois fui cursar direito, na verdade queria fazer história, e neste curso não tinha como elaborar projetos que fossem envolver histórias de vida com problemas sociais. Porém, no âmbito da educação, que conheci na pós de educação ambiental, percebi que os meus projetos estavam equivocados. Comecei a lecionar filosofia e percebi que era ali que queria permanecer: enfrentando o desafio de ser educadora.
É um desafio muito grande criar e elaborar um projeto. Isto requer tempo, habilidade e conhecimento. Bom o tempo à gente faz, o conhecimento busca e a habilidade adquire!
Sabe-se que os alunos tem grande dificuldade em todas as áreas. Junto com a dificuldade vem à falta de interesse. O Estado preocupa-se em bater metas. Somando estes fatores aos problemas sociais e familiares dos alunos é que entram os projetos.
Os projetos vêm para auxiliar, criar, ampliar e modificar o conhecimento já existente; melhora o espírito de pertença dos alunos; melhora a visão das pessoas em relação a escola; engloba o alunos aos problemas sociais.
Por isto, antes de iniciarmos projetos em nossa escola elaboramos pesquisas de campo. Elas nos orientam e ajudam a direcionar os nossos trabalhos.
Já postei no fórum, mas partilharei novamente.
“Temos dois projetos em andamento na escola:
1)    Felizes os que promovem a paz; e,
2)    Projetos escola limpa e preservação do patrimônio escolar.
Sou coordenadora do segundo projeto e participo da comissão do primeiro. Nós temos dois problemas na escola: a violência e a depredação do patrimônio escolar. Elaboramos projetos separados, porém os dois relacionam-se. Para saber como estava o espírito de pertença dos alunos na escola elaborei um questionário para aplicar os alunos, o qual deixarei anexo. Os resultados foram muito bons, porque descobrimos como os alunos observam a escola e elaboramos um gráfico com as respostas. O questionário foi aplicado aos alunos de 6° ao 3° ano do ensino médio de forma aleatória. Ainda temos muitos detalhes deste projeto em andamento, como por exemplo, a confecção do sabão a partir do óleo de cozinho, reforma dos jardins e pintura da escola.
Outros dois projetos estão em fase de criação: o jornal da matemática e a primeira feira filosófica. O jornal da matemática investigará a influencia e relação da matemática com as demais disciplinas; a feira filosófica o desdobramento da filosofia e a sua relação com as demais disciplinas.“

Diante disto, os projetos vêm para complementar os trabalhos educacionais, pois abordam visões diferentes dos conteúdos e englobam com os problemas do cotidiano. Eles devem ser incentivados pelo Estado, mas criados e executados pelos educadores, pois são eles que conhecem a realidade da sua escola e de seus alunos.




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