Olá seguidores do blog.
Quais são as suas
sugestões para a Elaboração e Gestão de Projetos Educacionais para que os
mesmos deixassem de ser apenas um documento e se tornassem uma ferramenta
eficaz para a melhoria do ensino no Brasil e, particularmente, na escola onde você é professor (a)?
Olá para todos.
Primeiramente relatarei as experiências adquiridas em minha escola. Nós
educadores já estamos muito sobrecarregados de “papelada”, mas os alunos têm
vindo até nós com uma necessidade muito grande de atenção, carinho e de
autoafirmação neste mundo. Diante disto, a nossa escola sempre trabalha com
projetos interdisciplinares.
Justificando:
Os alunos tem dificuldade em várias matérias e de forma diferente. E
estas matérias se relacionam. Ainda tem o fato problemas do cotidiano. Assim
sempre pensamos em projetos que envolvam todas as disciplinas de uma maneira
diferente e diversifica. Quando criamos o envolvimento do corpo docente e
discente da escola nós nos aproximamos. E com esta aproximação a execução dos
projetos se torna melhor, mais didática e os resultados vem de forma positiva.
Temos dois projetos em andamento na escola:
1)
Felizes os que
promovem a paz; e
2)
Projetos
escola limpa e preservação do patrimônio escolar.
Sou coordenadora do segundo projeto e participo da comissão do primeiro.
Nós temos dois problemas na escola: a violência e a depredação do patrimônio
escolar. Elaboramos projetos separados, porém os dois relacionam-se. Para saber
como estava o espírito de pertença dos alunos na escola elaborei um
questionário para aplicar os alunos. Os resultados foram
muito bons, porque descobrimos como os alunos observam a escola e elaboramos um
gráfico com as respostas. O questionário foi aplicado aos alunos de 6° ao 3°
ano do ensino médio de forma aleatória. Ainda temos muitos detalhes deste
projeto em andamento, como por exemplo, a confecção do sabão a partir do óleo
de cozinho, reforma dos jardins e pintura da escola.
Outros dois projetos estão em fase de criação: o jornal da matemática e
a primeira feira filosófica. O jornal da matemática investigará a influencia e
relação da matemática com as demais disciplinas; a feira filosófica o
desdobramento da filosofia e a sua relação com as demais disciplinas.
Quanto ao questionamento inicial, não podemos elaborar um projeto sem
antes conhecermos a necessidade do nosso publico, no caso os alunos. Elaborar políticas
fora da sala de aula, em regiões diferentes é uma coisa. Cada lugar tem sua
própria realidade e o seu publico alvo. Acredito que as pesquisas de campo são
ferramentas muito importantes na elaboração dos projetos.
Obs.: esta foto foi tirada durante a culminância do projeto 2ª Conferencia da Saude
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