sábado, 16 de maio de 2020

Estudo de caso sobre a Declaração Mundial e sobre a Educação para todos

Boa tarde.
Espero que ajude os colegas a responder as questões. Forte Abraço.


1)    Resposta.
Cada país tem as suas próprias formas de legislação e entendimento sobre os mais diversos assuntos. No caso específico, estamos abordando a questão do menor infrator. Como dito, cada país elabora suas leis de acordo com o costume do lugar e também obedecendo a tratados internacionais. Quando olhamos para os países do continente europeu, como a  Alemanha,  observa-se adolescente infrator pode ser julgado criminalmente desde que ele esteja entre 14 e 18 anos e no momento da prática do crime que ele tenha discernimento e entendimento de que o ato que ele praticou era crime e tenha gerado prejuízo a outros. Todos estes atos devem ser julgados pelos juízos competentes daquela localidade.

2)    Resposta
Um dos objetivos da Declaração Mundial sobre Educação para Todos, no caso um dos últimos, é buscar a satisfação daquilo que é entendido como necessidades básicas da aprendizagem, habilidades de todas a pessoas dentro da sua idade e, também, na educação de jovens e adultos por meio da sua universalização, assim como descrito no artigo 3:

“1. A educação básica deve ser proporcionada a todas as crianças, jovens e adultos. Para tanto, é necessário universalizá-la e melhorar sua qualidade, bem como tomar medidas efetivas para reduzir as desigualdades.”

Por isto é necessário também uma abordagem com mais sistemática, enfática e solidária buscando trazer o infrator para papel ativo dentro da sua história de vida e que proporcione melhores condições para o seu desenvolvimento social fora da prática de atos ilícitos, assim como previsto no artigo 8:

“DESENVOLVER UMA POLÍTlCA CONTEXTUALIZADA DE APOIO 1. Políticas de apoio nos setores social, cultural e econômico são necessárias à concretização da plena provisão e utilização da educação básica para a promoção individual e social. A educação básica para todos depende de um compromisso político e de uma vontade política, respaldados por medidas fiscais adequadas e ratificados por reformas na política educacional e pelo fortalecimento institucional. Uma política adequada em matéria de economia, comércio, trabalho, emprego e saúde incentiva o educando e contribui para o desenvolvimento da sociedade. 2. A sociedade deve garantir também um sólido ambiente intelectual e científico à educação básica, o que implica a melhoria do ensino superior e o desenvolvimento da pesquisa científica. Deve ser possível estabelecer, em cada nível da educação, um contato estreito com o conhecimento tecnológico e científico contemporâneo”.

para quem está em processo de ressocialização e, principalmente, na socio-educação. Em todas as diversas fazes pelas quais a humanidade passou sempre houve mudanças em todas as suas estruturas de acordo com as suas necessidades, por isto, sempre é necessário revisar o sistema educacional para averiguar se ele está atendendo as necessidades de todos.

3)    Reposta.

No meu município não existe uma instituição responsável pela socio-educação. O que eu proponho é:
1 – A Criação de Projeto voltado para a socio educação dentro do município de Elói Mende, na busca da proteção de crianças e adolescentes – MG;
2 - Buscar a implementação das políticas públicas de atendimento integral e de proteção à criança e ao adolescente, dentro e fora de ambientes escolares.
3 - Mobilização e conscientização junto à sociedade quanto à cultura da corresponsabilidade na socio educação, focando na desmitificação e sensibilização de parceiros;
4 - Controle e acompanhamento das doações de produtos e serviços em parceria com a secretaria de desenvolvimento e promoção social
5 – Buscar a participação das empresas e indústrias envolvidas como critério de aferição de boas práticas e também do primeiro emprego;
6 – Fornecer incentivos fiscais para as empresas participantes do projeto;
7 – Estimular os valores, atitudes e boas práticas colocando o infrator como protagonista de sua vida e de sua história com a mudança do paradigma da sua vida.

Referencias
GERMOGLIO, Leonardo Britto. O DESENVOVIMENTO DO SISTEMA SANCIONAL JUVENIL NA ALEMANHA. Direito e Liberdade, v. 13, n. 1, 2011.
RODRIGUES, Ana Carolina; MARTINS, Thais Gonçalves. Educação à distância no Ensino Superior: estudos de casos da pratica docente.
Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Disponível em  http://www.educacao.mppr.mp.br/arquivos/File/dwnld/educacao_basica/educacao%20infantil/legislacao/declaracao_mundial_sobre_educacao_para_todos.pdf. Acesso dia 30 de abril de 2020.


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