domingo, 12 de abril de 2020

DINÂMICA PARA GRUPOS DE ORAÇÃO 2020: 1 – Dinâmica da Confiança.


A paz de Jesus, o Amor de Maria e o fogo do Espirito Santo estejam com vocês.
Neste ano de 2020 o Senhor e o Espirito Santo tem me chamado para voltar a servir e também voltar a escrever.
Eu amo escrever sobre os meus assuntos profissionais e também criar coisas para evangelização.
Então vamos lá.
No inicio deste ano pensei em uma dinâmica prática que relacionasse a palavra de Deus com confiança.
Na nossa humanidade, para que tenhamos um relacionamento com base em confiança temos, primeiramente, os conceitos de hierarquia. Então, em um primeiro momento, é complicado entendermos o que é viver em unidade com Cristo, em Comunhão com Deus e confiando completamente no Espirito Santo.
Esta dinâmica tem base nisto: a confiança.
Vou deixar duas passagens que podem ser usadas, mas você pode relacionar com a passagem que o Espirito Santo tocar no seu coração. A primeira que eu indico é Daniel 6, 1-28; a segunda é o salmo 91 (90). Para a dinâmica você irá precisar de:
1)    Bexigas coloridas;
2)    Venda para os participantes.
O pregador (estou usando termo da Renovação Carismática Católica) deve observar qual é o melhor momento para conduzir esta dinâmica: no começo, no meio ou no final.
Você pode ou não vendar os participantes: da certo pedir para que eles fechem os olhos.
Início da dinâmica:
1)    Peça que os participantes pensem em uma coisa da vida deles que eles somente confiariam a Deus;
2)    Ai você irá pedir para que eles encham as bexigas com os olhos fechados. Não pode colocar as mãos no fundo da bexiga, para que eles não tenham noção do tamanho. Alguns não vão conseguir porque tem bexigas que vem furadas; algumas vão estourar e algumas vão ficar pequenas. E isto faz parte da dinâmica.
3)    Para as bexigas furadas: as vezes o nosso coração está tão machucado que o sopro da Espirito Santo passa por nós e não conseguimos segurar ele dentro de nós;
4)    Para as bexigas pequenas: falta confirmar mais em Deus. Quando confiamos mais em nós do que em Deus Ele não pode fazer a obra completa;
5)    Para as bexigas que estouraram: quando vamos ansiosos na graça de Deus corremos o risco de não a entendermos, passar dos limites e de perder esta graça, seja ela qual for.
6)    As que ficarem no tamanho bom: entender  o que Deus nos fala e a proporção que nos é dada faz com que a graça de Deus se realize em nossa vida; nos faz obedientes e felizes diante daquilo que Deus pode fazer em nossa vida naquele momento.
Ao final pedimos para que eles coloquem as bexigas, da forma como elas tiverem (furadas, estouradas, pequenas, médias ou grandes), no Santíssimo ou nos pés da cruz de Jesus.
Espero que esta dinâmica contribua muito para o se grupo de oração.
Forte abraço.
Deus abençoe!

Nenhum comentário: