quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Mito da Caverna nos dias de hoje...

Amados alunos, após assistirem ao vídeo, resolvam as questões referentes ao texto:





Anexos:
Alegoria da Caverna
Esta célebre passagem da República de Platão descreve a ascensão do filósofo ao conhecimento do bem. Na sua leitura devem ser destacadas as suas implicações morais, políticas e educativas. A educação, por exemplo, segundo a Alegoria não consiste na memorização de conhecimentos, mas sim em ensinar o aluno a olhar em direção à verdadeira realidade, em ver aquilo que merece ser visto.
 
Texto
Das trevas a luz: Platão e a alegoria da Caverna
Platão (427-347 a.C). Formulou uma história conhecida como alegoria da caverna. Nela, há algumas pessoas que estão lá desde crianças, amarradas pelas pernas e pelo pescoço, de costas para a entrada da caverna, impedidas de saírem daquele lugar. Da luz que vem de fora e que se projeta no fundo da caverna, estas pessoas vêem as sombras de outras pessoas que passavam carregando toda espécie de objetos fora da caverna; estes prisioneiros ainda ouvem o eco dos barulhos que vêm lá de fora, já que lá alguns caminham conversando com outros- os prisioneiros pensam, portanto, que a realidade é a sombra que vêem e o eco que ouvem.
Estes prisioneiros faziam até concursos e concediam prêmios aos que distinguiam da melhor forma as sombras que eram observadas, aos que conseguiam primeiramente notar quais delas passavam e quais delas passavam acompanha das de outras e, por fim, até de prever as próximas sombras que passariam.
Se fossem libertados, os prisioneiros continuariam a pensar que as sombras eram, de fato, o que havia de real no mundo; porém caminhariam para fora da caverna e teriam a vista ofuscada, pouco a pouco acostumaria-se com a luz e conseguiriam a veras imagens deles mesmos projetados na água, veriam os próprios objetos, veriam a lua e as estrelas. Já acostumados, conseguiriam voltar os olhos ao sol e o veriam, compreendendo enfim que ele seria o autor das projeções que havia no fundo da caverna.
Ocorreu que um destes prisioneiros soltou-se e caminhou até a entrada da caverna, ele notou, então, que aquelas imagens vistas lá embaixo não passavam das sombras das coisas que estavam fora da caverna e que estas eram a realidade. Encantado com o que viu, ele retornou à caverna, já que sentiu enorme piedade dos seus companheiros de cárcere, contando tudo o que havia visto. Ele sentiu as trevas em seus olhos, já que havia se acostumados a olhar para a verdadeira luz, e tinha muita dificuldade em distinguir as sombras.
 
Atividades:
Questões para exploração do texto:
1.       O que é uma Alegoria?
2.       Qual é o principal tema do texto?
3.       Quais são as principais etapas no percurso que nele é apresentado?
4.       Relacione cada uma das suas etapas com as diferentes formas de realidade/ conhecimento/atitudes face ao verdadeiro conhecimento?
5.       Transcreva as frases que no texto de Platão correspondem às suas teorias fundamentais sobre as seguintes temáticas:
a)     A dualidade de mundos (Inteligível e sensível);
b)      A contraposição entre formas de conhecimento (saber versus opinião);
c)      A vocação da alma para o conhecimento das idéias.



fonte: http://filotestes.no.sapo.pt/MitoCaverna.htm

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