EAD
– A Facilidade e a Praticidade de Acesso ao Conhecimento
A vontade de adquirir
conhecimento tem sido “gerada” com mais vontade e entusiasmos nas pessoas,
principalmente por questões de necessidade financeira e também porque as
pessoas para adquirir mais conhecimento.
Durante
alguns anos questionava-se se seria possível adquirir conhecimento especifico
ou amplo sem a necessidade de uma sala de aula. Deste questionamento
iniciava-se a ideia do EAD. Após a publicação dos decretos 2.494 de 10/02/1998
e do decreto 5.622 de 19/12/05, cria-se e institui-se a EAD no Brasil. Na época
era uma experiência diferente, inovadora e ousada que fez tanto universidades,
quanto professores buscarem novamente conhecimento para atender esta nova
realidade.
A
EAD, no inicio, causava “estranheza” no meio acadêmico, mas como hoje a maioria
das pessoas que buscam acesso ao ensino superior tem tempo corrido, limitado,
tem família que requer atenção, ou empregos com horários que coincidem como o
horário das escolas da modalidade presencial, elas dependem de um modo ou de
uma modalidade de estudo que permita o acesso a qualquer hora, momento e lugar.
Também
com a expansão da internet, com a facilidade de compra de computares e a
redução de custo de link pelos provedores contribuiu para a aceitação e
consolidação da EAD no Brasil.
De
acordo com as figuras abaixo, disponíveis em http://blogdalyzati.blogspot.com.br/,
temos dois fluxogramas onde explicam tantos conceitos relacionados à EAD,
quanto como um aluno deve posicionar-se em relação aos estudos a distancia:
Assim,
a EAD se mostra como meio eficaz de redução de tempo e espaço para aqueles que
desejam adquirir conhecimento de forma consciente e responsável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário