segunda-feira, 30 de abril de 2012

sábado, 28 de abril de 2012

O AMOR VENCE TODA DOR

Quem é gerado por Deus é alguém que foi selado, desejado. Quando enviamos e selamos uma carta para alguém especial para nós, sabemos para aonde vai. Por isso somos selados por Deus, isto é, somos de Deus, ele nos ama e nos envia para dizer àqueles que estão próximos e os que estão longe que O Amor vence toda dor. E é a Ele que dirigimos esta ação de graças, pois vivemos durante todo o ano de 2011, o ano da GRAÇA, graça que mesmo em meio a tantas dores e perdas, experimentamos realmente a presença do Senhor, mas o que ficou, quais as marcas que a vida nos apresenta e como administrar o que aparentemente é desgraça, isto é, que não está envolvido em Deus? Queridos irmãos (ãs) da família magnificat, somos convidados a permanecer na graça de Deus, mas sabemos que há uma variedade de Circunstâncias que nos empurram para a desgraça, repito, esta palavra é pior do que um xingamento, ela significa que eu estou longe da presença de Deus, se eu não voltar rápido, podemos nos acostumar vivendo longe de uma vida sacramental.
            “Daí Graças ao Senhor porque Ele é Bom e Eterna é a sua Misericórdia”(Salmo 117,1). Se percebermos melhor o que estamos dando graças nesta palavra é NELE e em sua Misericórdia, ou seja, “o Coração de Deus em nossa miséria” somos transparentes para Deus, podemos tentar esconder nossas fraquezas de todos até mesmo de nós mesmos, mas, de Deus não tem como esconder, aqui irmãos (ãs), precisamos acordar para está realidade, qual? O coração de Deus está querendo alcançar o alvo, o meu e o seu coração. Irmãos (ãs) não fiquemos parados nos nossos erros e dos erros daqueles que são do nosso convívio, os desafios são para a nossa purificação e santificação e não para o isolamento, as forças do mal querem nos isolar do outro, de nós mesmos e é justamente aqui que entra  a misericórdia divina, Ela está sempre disposta a nos levantar de nossas tristezas, dos nossos desânimos e até mesmo da vontade de morrer. Deixe ser alcançado pelo poder salvador de nosso Bom Deus. E em Jesus, filho amado do Pai, temos acesso a essa misericórdia, por isso reze com fé: Jesus misericordioso eu confio em vós (repete, pare um pouco), silencie e mais uma vez deseje que a misericórdia de Deus vá até as suas áreas mais doloridas, restaurando suas forças, retirando de um isolamento que só te paralisava ou te paralisa, o Amor quer nos curar e nos libertar neste tempo chamado hoje e no tempo do Advento que já se aproxima.
E nós, família magnificat, somos devedores deste amor que faz maravilhas em nós e através de nós, vem Senhor Jesus, em ti depositamos nossas famílias, tudo que temos até mesmo Senhor o que temos em nós que não aceitamos muito bem, nossos vícios e medos, vem Senhor em toda nossa Família Magnificat Vida e Aliança, Benfeitores e Amigos.
            Obrigado Senhor por tua Misericórdia derramada em nós neste ano e neste momento, por isso irmãos (ãs) com o coração cheio de renovadas forças vamos dizer para o mundo inteiro ouvir “Daí graças ao Senhor porque Ele é Bom e Eterna é Sua Misericórdia”.

Ir. Kelsio, cem

sexta-feira, 27 de abril de 2012

DINÂMICA PARA GRUPOS DE ORAÇÃO (Mateus 7,24)


Realizei esta dinâmica na clinica de dependentes químicos e foi uma benção!!!!!!!!!!!
A palavra lida foi a de Mateus 7,24. Nós somos um boneco e devemos ser guiados pelo Espirito Santo!
Sigam as instruções e deixem que o Espirito Santo aja em vc!


09 - Dinâmica: O BONECO
Objetivo: Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas. Material: uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma esponja e uma vasilha com água. Descrição:
•  Primeiro se explica que a água é a palavra de Deus e que o objeto somos nós, depois se coloca a água na vasilha, e alguém mergulha o isopor, após ver o que ocorre com o isopor, mergulhar o giz, depois o vidro de remédio e por último a esponja.
•  Explicar que a água é a Palavra de Deus e os objetos somos nós. Dê um objeto para cada pessoa.

•  Colocar 1º a bolinha de isopor na água.

•  Refletir: o isopor não afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de Deus? Somos também impermeáveis?
•  Mergulhar o giz na água.

•  Refletir: o giz retém a água só para si, sem repartir. E nós?
•  Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda a água que ele se encheu.

•  Refletir : o vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo. E nós ?
•  Mergulhar a esponja e espremer a água.

•  Refletir: a esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela continua molhada.


Ao final, chegaremos a conclusão de quem temos sido em nossa fé!

•  ILUMINAÇÃO BÍBLICA : Is 40,8 ; Mt 7,24 ; 2Tm 3,16

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Oração de São Jorge

"Ó Deus onipotente, que nos protegeis pelos méritos e bençãos de São Jorge, fazei que este grande mártir, com a sua couraça, a sua espada e seu escudo, que representam a fé, a esperança e a caridade, esclareça a nossa inteligência.
Ilumine nossos caminhos, fortaleça nosso ânimo nas lutas da vida, dê firmeza à nossa vontade contra as tramas do malígno, para que vencendo na terra como São Jorge venceu, possamos triunfar no céu convosco e participar das eternas alegrias.
Glorioso São Jorge, soldado altaneiro, que empolgais povos e nações com vossa fé, que expressais em vosso rosto a esperança e confiança, que sobrepujais o ódio e a opressão com vosso amor e vossa caridade dai-me fé, esperança e caridade.
Que a fé ilumine meu caminho para Deus. Que a esperança me ajude a superar todo desânimo e abatimento em minha vida. Que a caridade me faça vencer ódios e rancores, inunde meu coração de amor a Deus e aos meus irmãos.
São Jorge Guerreiro, creio em vós, em vós espero e confio. Sob Vossa proteção eu alcançarei a felicidade perfeita que nos espera na casa do Pai. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém."

REFLEXÕES DE UMA MANHÃ



Todas as manhãs a vida inicia-se de um mesmo modo: na correria. As pessoas caminham para suas rotinas com aquelas caras cansadas de quem queria dormir mais um pouco. É ai que comei a pensar: esta correia faz sim que percamos muitas coisas boas e importantes, como o nascer do sol, o ar gelado da manhã, a movimentação dos pássaros e as outras pessoas...
A gente passa pelas pessoas e, na maioria das vezes só se vê aqueles que nos chamam a atenção por sua condição física, mas não temos a coragem de olhá-las nos olhos para ver de fato como esta sua alma. Falta-nos sensibilidade: a sensibilidade da alma. Quantas vezes um nascimentos, que é a celebração da vida, nos chama muito mais atenção do que a morte que é o seu fim (aqui na terra). Contemplar a vida é também saber contemplar a morte, analisando tantas coisas apreendidas, tantas coisas modificadas e sentidas...
É fácil ver a beleza, a alegria e a felicidade; difícil é adentrar onde está o luto. Este não é só pela morte física, mas também pela morte espiritual e psicológica. É quando estamos morrendo que refletimos e de fato vivemos, porque viver a vida é aprender a analisá-la de modo a nos fortalecer em Jesus Cristo. Para que o trigo nasça é necessário que sua semente morra. A verdadeira felicidade é chorada, é sofrida, mas é bela porque vem da alma. O trigo cresce (assim como nós) e produz grão de trigo que vira alimento. É para isto que temos que morrer: para que nossa vida sirva de alimento para outras pessoas. Isto se chama testemunho.
Ver as pessoas para lá e para cá, nesta correria, faz ver que a cada dia a vida recomeça; a cada dia temos a possibilidade de sermos melhores; fazer com que nossa vida seja diferente; podemos mudar as rotinas (fazer morrer certos comportamentos para que nasçam novos).
Jesus Cristo deseja isto. Ele deseja usar de todos, todas as manhãs para se fazer presente para todos. Por isto Ele usa de nós. Somos seu espelho, sua imagem, seu testemunho vivo.
Você nasceu para dar certo e para estar em Cristo. Então, não seja mais que apenas caminha para sua rotina. “Seja a diferença que você quer ver para o mundo”. Tenha coragem de lutar todas as manhãs por algo novo dentro do seu ideal. Sorria com a tristeza; louve os problemas; agradeça pelo cansaço, pois são todas as misérias humanas que nos fazem entender e contemplar a obra de Deus e é através deles, que também estamos mais perto dele.
Permita-se ser guiado por Ele, amado por Ele, curado por Ele e libertado por Ele. Garanto que todas as manhãs passarão ter outro saber, outro gosto e outros ares.

JESUS TE AMA!!!!!!!! DEUS ABENÇOE!!!!!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

RESUMO DO LIVRO




O livro “Quem mexeu no meu queijo” é uma obra do autor Spencer Johnson, muito conhecido e utilizado no meio acadêmico, pois muda a forma de como as pessoas vêem os acontecimentos da vida e também como nos portar profissionalmente em um mundo onde não se olham mais as qualidades das pessoas, mas sim o quanto ela pode produzir.
Toda a mudança gera conseqüências e quem não estiver disposto a perder coisas de pouca importância, não estará apto para conquistar o necessário. E não são todos que estão dispostos a assumir este risco.
Todos nós gostaríamos que as coisas se ficassem como estão porque evitarimos, na medida do possível, as mudanças, que para todos, costumam ser traumáticas. Infelizmente, as coisas que permanecem inalteradas são poucas. Quando o medo fala mais alto é bem mais confortável permanecer na posição passiva do que na posição ativa. Para mudar é necessário coragem e toda a coragem nasce do coração. Para algumas pessoas deixar esta coragem saia de dentro de si e passar a vivenciá-la não é uma coisa fácil. Muitos têm seus problemas psicológicos os quais são originados da criação familiar, do convívio com outras pessoas e também da própria formação fisiológicas.  Em alguns casos as mudanças só acontecem quando há uma situação de extrema necessidade onde ela é obrigada a tomar determinada posição diante de uma questão. Exemplo, quando lidamos com a situação do desemprego onde ocorrem mudanças tanto no ambiento financeiro, quanto no psicológico. Outras têm estas mudanças quando passam pela experiência da perda de alguém.
Passar pelo “labirinto” também é muito interessante. Na verdade a vida é um labirinto, onde caminhamos em busca de um objetivo comum: a felicidade. Só alcança a felicidade aquele que é seguro de si mesmo e que tenha coragem e determinação para ajudar todos aqueles que necessitam.
Quando decidi o curso superior que eu queria fazer escolhi o curso de pedagogia justamente por isto: pela capacidade de transformação que conhecimento pode causar na vida das pessoas e como estas pessoas através deste conhecimento adquirido podem transformar as pessoas e o mundo a sua volta. O aprendizado faz com que todos aprendam a vencer os obstáculos e superar seus próprios limites.

ROTEIRO PARA A DISCUSSÃO DO FILME “ÓLEO DE LORENZO”



                                                                                                                             
1.      O filme transmite várias imagens da ciência e do cientista. Quais são?
As imagens mostram as várias fazes de pesquisas, estudos e também de diagnósticos dos cientistas sobre algumas doenças. Uma destas imagens ocorre quando os pesquisadores estão na biblioteca; outra quando os pais de Lorenzo não aceitam a negativa dos médicos na criação dos óleos e decidem eles mesmos a estudarem os medicamentos e procedimentos básicos para a criação do óleo através do estudo da medicina.
2.      Essas imagens reforçam as idéias do leigo acerca da ciência e do cientista? Justifique.
Sim. Este filme mostra a diferença exata entre o que é a ciência e o que o cientista. Enquanto este é aquele que atua como um verdadeiro investigador, procurando saber conciliar conhecimento já catalogado em livros com conhecimentos novos e a sua aplicação, aquele é o resultado de tudo o que foi realizado e catalogado, porque a ciência nada mais é do que toda a forma conhecimento baseado em métodos científicos.
O filme também a aborda questões de genética e mostra o preconceito/impossibilidades de “leigos” atuarem como cientistas em pesquisas que usam métodos científicos.

3.                  No filme vemos um caso de pesquisa experimental que veio passando por diferentes procedimentos em busca da cura da doença. Esses procedimentos foram experimentados porque os pesquisadores tinham algumas hipóteses sobre a possível causa da doença. Relate cada uma dessas fases da pesquisa até a chegada de uma hipótese mais provável e ao resultado satisfatório para época.

A doença apresentada no filme é chamada de ALD (
adrenoleucodistrofia), que é uma raríssima doença congênita e degenerativa, causada por falhas no cromossomo X. Um dos objetivos da pesquisa era descobrir o que causava a doença e de identificar uma forma de amenizar o excesso de ácido graxo no cérebro.
Durante as pesquisas foram encontrados alguns problemas:

a)      O fato de o tratamento ser não autorizado/reconhecido pela medicina pela impossibilidade de realização de testes em humanos;
b)      Incapacidade técnica para produção da fórmula dos óleos para a cura/minimização doença;
c)      Resistência por parte da medicina em aceitar avanços obtidos com pesquisas realizadas pelos leigos.

O filme também mostrou as formas de metodologia de pesquisa que foram utilizadas tanto pelos cientistas, quanto pelos pais de Lorenzo as quais foram:
a)      Simpósio: onde ouve a participação dos pais de Lorenzo, de uma equipe de médicos e de pessoas interessadas no assunto;
b)      Pesquisas de campo estudos: onde os pais de Lorenzo saíram para visitar outras famílias que tinham o mesmo problema; quando foram atrás de químicos que pudessem produzir o óleo;
c)      Aprofundados em livros bibliográficos: que foi o que os pais e também alguns médicos fizeram durante o filme.

Depois de todos estes caminhos realizados pelos pais de Lorenzo conseguiram através da manipulação de um óleo, que é feito a base de extrato de óleo de oliva, o qual em ratos era fatal, mas que em seres humanos não era prejudicial, que o mesmo enganasse o organismo para que este não produzisse a ácidos graxos em excesso. Por meio deste tratamento Lorenzo teve uma expectativa de vida muito maior do que a que os médicos já tinham préconstatado.

4.      Discussão sobre Ciência e Fé
Se por um lado a ciência acredita naquilo que é provado, a fé se baseia naquilo que não se vê. A ciência observa, identifica, descreve, investiga, experimenta e explica de forma teórica os fenômenos. A religião pode caminhar junto com ciência sim, porque as curas das doenças físicas saem de medicamentos que são obtidas por meio das pesquisas cientificas. Os temas de maior incidência de questionamentos são os que estão relacionados a bioética, a clonagem, a manipulação genética, a teoria criacionista e o uso de células tronco embrionárias. No filme o impasse era entre os cientistas e médicos  com relação a leigos elaborarem metodologia de pesquisas cientificas. Mas o que ficou evidenciado foi a fé e o amor. A fé em acreditar naquilo que não se vê e no amor incondicional dos pais para com um filho. O amor e a esperança dos pais de Lorenzo que dedicaram e depositaram toda sua vida para lutar pela vida do seu filho foi maior do que os preconceitos dos médicos. Para muitos cientistas, os seres humanos são tratados como “cobaias” para pesquisas de campo.
A lição tirada deste filme é que onde há fé, esperança, coragem, vontade e determinação milagres acontecem sim, mesmo com base na medicina já escolhida e naquela inspirada por Deus.



RESENHA FILME OLEO DE LORENZO

O filme o “Óleo de Lorenzo”, baseado em fatos reais, narra à história de um menino chamado Lorenzo de Odone, o qual após os seis anos de idade passou a apresentar sintomas da genética (afeta o cromossomo X) e incurável: a adrenoleucodistrofia (ADL).
Após o diagnóstico da doença os pais de Lorenzo inconformados começaram uma batalha científica com a finalidade de entender o tipo de doença, o que a causava e se poderia descobrir uma cura.
Esta doença lentamente destruía o cérebro de Lorenzo e, aos poucos ele foi ficando cego, surdo, paralítico, incapaz de engolir e também de se comunicar. Diante disto, os pais de Lorenzo decidiram não esperar só os diagnósticos dos médicos, mas também resolveram procurar conhecimento em livros e artigos científicos da época para compreenderem melhor o mecanismo de ação desta doença e assim questionar com os médicos a melhor forma de tratamento para amenizar os sintomas da doença. Nestes estudos descobriram os funcionamentos dos mecanismos celulares e entenderam como a doença funcionava, mesmo sofrendo preconceitos dos médicos, químicos e professores da época. Assim, descobriram que a ADL é acumulo de ácidos graxos saturados da cadeia longa (principalmente ácidos com 24 e 26 carbonos) na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro. Portanto, o óleo de Lorenzo é uma mistura de dois ácidos graxos insaturados, os quais são: o ácido oléico (C18: 1) e ácido erúcico (C20: 1), cujo metabolismo se sobrepõe ao dos saturados evitando assim o seu acúmulo. Chegou a esta conclusão após estudos e também por pesquisas realizadas em animais. Outra barreira foi com a FDA (órgão fiscalizador da saúde nos Estados Unidos), que até hoje não este experimento em seres humanos.
Lorenzo morreu aos 30 anos, em 30 de maio de 2008. Ele não se curou, pois as lesões no sistema nervoso central deixaram sequelas permanentes, porém a doença não avançou. O mais significativo foi prevenção do desenvolvimento dos sintomas dos novos casos diagnosticados. Os pais de Lorenzo ainda fundaram o "The Myelin Project" (projeto mielina), criado em 1989 para encontrar a cura para doenças desmielinizantes, como a adrenoleucodistrofia. Por sua imensa contribuição à ciência e à medicina, recebeu o título de Doutor honorário.